Entenda a campanha #ContatoReal, contra a formação em enfermagem a distância

A campanha #ContatoReal, lançada no fim de 2016, é voltada ao profissional de enfermagem e ao futuro enfermeiro ou técnico. O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e os conselhos regionais estão empenhados em destacar os maiores problemas encontrados no ensino a distância (EAD) para formar novos profissionais. Para isso, foram levantadas as principais dúvidas dos internautas publicadas nas redes sociais:

O Cofen pode proibir os cursos a distância?

A responsabilidade de aprovar ou proibir os cursos de ensino a distância em Enfermagem, assim como fiscalizar esses cursos, é do Ministério da Educação.

O Cofen pode não registrar graduados em cursos EAD?

O Cofen não tem autonomia para vetar o registro de profissionais formados por cursos técnicos ou de graduação a distância reconhecidos pelo Ministério da Educação. Além disso, não há diferenças no diploma fornecido a um egresso de curso presencial ou EAD.

O Cofen é contra o avanço tecnológico?

O Sistema Cofen/Conselhos Regionais não é contra a educação a distância. É inegável o ganho para as áreas de saúde e educação com os avanços da tecnologia. Entretanto, o sistema se opõe fortemente à formação de profissionais de saúde na graduação e ensino técnico a distância. As aulas práticas em laboratórios para o treinamento diário do estudante, o contato humano e presencial são imprescindíveis para o aprendizado e para a boa formação do futuro profissional que estará em uma unidade de saúde ou em um hospital, em unidades de tratamento intensivo lidando com pacientes e problemas reais, não virtuais. Em 2015, o Cofen verificou as condições de mais de 300 polos de apoio presencial de cursos EAD em Enfermagem e constatou que o controle desses polos feito pelo MEC (que é realizado apenas por amostragem) não tem garantido a qualidade das atividades dos cursos a distância para o bacharelado em Enfermagem e, provavelmente, de nenhum outro curso na área da saúde. Os polos não apresentaram infraestrutura física e tecnológica mínima, como laboratórios de anatomia, bioquímica, fisiologia, microbiologia, imunologia, parasitologia, entre outros, com microscópios, estufas, fotômetros, equipamentos, insumos e vidrarias, necessários para as aulas práticas exigidas por lei. Também não foram encontrados, na maioria dos polos, laboratórios específicos de enfermagem, imprescindíveis à formação do enfermeiro, bibliotecas ou qualquer comprovação do período de estágio supervisionado dos estudantes.

O Cofen é contra a pós-graduação EAD?

O conselho federal não é contra cursos de pós-graduação a distância ou cursos de capacitação. O posicionamento contra o ensino a distância é restrito aos cursos técnicos e de graduação em enfermagem, ou seja, a formação do profissional de enfermagem. A convicção dos conselhos de enfermagem é de que as aulas práticas em laboratórios para o treinamento diário do estudante e o verdadeiro contato humano – o presencial, não o virtual e fictício – são imprescindíveis para o aprendizado e para a boa formação do futuro profissional. Para nós, o contato real nessa fase da formação, com pessoas e problemas reais, é insubstituível.