Os Laboratórios Servier do Brasil interromperam a importação e distribuição do medicamento Locabiotal (solução spray nasal/oral) no Brasil e iniciaram o recolhimento dos lotes do produto existentes no mercado nacional. O procedimento foi adotado depois que foram revogadas em toda a União Europeia as autorizações de comercialização dos medicamentos contendo fusafungina para uso nasal e oral – caso do Locabiotal.
A revogação das licenças se baseou no aumento da taxa de reações graves de hipersensibilidade à fusafungina, incluindo reações alérgicas e anafiláticas, em alguns casos com desfecho fatal. Medicamentos com essa substância são usados para tratar infecções das vias respiratórias superiores, como rinofaringites. Um comitê da Agência Europeia de Medicamentos avaliou todos os dados disponíveis sobre eficácia e segurança dos produtos com fusafungina e concluiu que os benefícios não superam os riscos.
Em nota, a empresa Laboratórios Servier informou que “prezando por sua ética e transparência, interrompeu a importação e distribuição do medicamento no Brasil e estará em paralelo solicitando tanto o cancelamento do produto junto à Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] quanto iniciando voluntariamente o recolhimento dos lotes do medicamento existentes no mercado nacional”.
Em caso de suspeita de reações adversas com Locabiotal, o laboratório solicita que os casos sejam reportados pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone 0800-703-3431. Mais informações podem ser encontradas no site www.servier.com.br.