Enfermeiros angolanos visitam o Coren-DF

Uma comitiva de representantes de entidades de enfermagem de Angola visitou o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), nesta quinta-feira, 9 de julho. Eles foram recebidos pelo tesoureiro do Coren-DF, Adriano Araújo, e pela gerente de fiscalização, Daniela Bonacasata. O objetivo do encontro foi conhecer a atuação do conselho de classe, a relação com outros órgãos e entidades, a regulamentação da profissão e o trabalho fiscalizatório.

O bastonário da Ordem dos Enfermeiros de Angola, Paulo Luvualo, era um dos integrantes do grupo. A Ordem angolana assemelha-se a um conselho profissional federal do Brasil, com uma representação em cada província (equivalente a um estado brasileiro). No país africano, há cerca de 40 mil profissionais de enfermagem – enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem – para atender uma população de mais de 24 milhões de habitantes.

O decreto que regulamenta a enfermagem naquele país é recente, data de 2010, por isso a comitiva visitou países como Portugal e Brasil para trocar experiências. Na sede do Coren-DF, os representantes angolanos conheceram as atribuições do Sistema Cofen/Conselhos Regionais, as atividades de fiscalização e perguntaram sobre a relação do conselho com o governo, sindicatos e associações de enfermagem. Também contaram um pouco sobre a história da enfermagem de Angola.

Lembrança de Angola

A comitiva ainda presenteou o conselho com uma peça típica de artesanato retratando uma mulher amamentando e o soba, uma autoridade tradicional de Angola semelhante a um líder comunitário, responsável por tratar os problemas localmente e manter relação com o governo.

Veja mais fotos na página do Coren-DF no Facebook!