Direção do Hmib promete consertar máquinas de esterilização em 60 dias

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) esteve no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) junto com o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Sindate-DF) para averiguar problemas na Central de Materiais Esterilizados (CME) do hospital, nesta segunda-feira, 15 de junho. De acordo com o sindicato, as máquinas de esterilização estavam quebradas e os funcionários transportavam inadequadamente os instrumentos até o Hospital de Base do DF para limpeza e desinfecção. Essa situação se repete há cerca de um ano e meio.

Houve paralisação nas atividades da CME pela manhã; os materiais eram liberados apenas para situações de emergência. O vice-presidente do Sindate, Jorge Viana, apontou que “o transporte de material esterilizado feito de maneira inadequada pode trazer riscos para a população porque micro-organismos podem contaminar esse material”.

O conselheiro Francisco Ferreira Filho participou de reunião com a diretoria do hospital e alertou para o risco de infecção de profissionais de enfermagem no transporte dos materiais contaminados. Junto com a conselheira Ana Alves Ramos, eles acompanharam a situação na CME do Hmib.

O conselheiro explicou ainda que o Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem prevê a suspensão das atividades quando não houver condições dignas para o exercício profissional ou quando houver desrespeito à legislação de saúde, ressalvadas as situações de urgência e emergência, devendo-se comunicar por escrito a decisão ao Coren-DF (artigo 61).

A diretora do Hmib, Martha Vieira, informou que uma autoclave foi consertada na última quinta-feira e se comprometeu realizar a manutenção das outras máquinas em até 60 dias. “O transporte é feito da melhor maneira possível dentro das condições atuais de inúmeras dificuldades que o governo enfrenta para manter a prestação de assistência à saúde, apesar de toda a desestruturação encontrada pela nova gestão”, declarou Martha.