Estudantes e profissionais de enfermagem lotam Câmara Legislativa

O 5º Seminário Brasiliense de Enfermagem lotou o auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal nesta quarta-feira, 13 de maio. O evento, realizado pelo Grupo de Prevenção, Educação e Controle do Diabetes e Hipertensão (Grupedh) com apoio da deputada distrital Celina Leão (PDT), discutiu a atuação da enfermagem em várias áreas da saúde e a prevenção e o cuidado com a saúde do trabalhador.

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Gilney Guerra, parabenizou o público pela Semana da Enfermagem e se baseou em dados da pesquisa Perfil da Enfermagem para comentar os baixos salários na rede privada do Distrito Federal. “Temos que lutar por um piso salarial digno em todo o Brasil, principalmente na capital do país”, defendeu.

Segundo o diagnóstico, 1,8% de profissionais no Brasil – cerca de 27 mil trabalhadores – recebe menos de um salário-mínimo por mês, e 16,8% dos pesquisados afirma ter renda mensal total de até mil reais. A pesquisa mostrou ainda que o setor privado (21,4%) e o filantrópico (21,5%) são os que mais praticam salários de até mil reais.

Homenagem

Mais de 50 profissionais e professores de enfermagem receberam moção de louvor pelo trabalho desenvolvido no Distrito Federal, entre eles os professores Julio Hashimoto e Luiz Carlos Schneider e a enfermeira do Hospital das Forças Armadas (HFA) Celina Martins, eleita funcionária padrão do HFA em 2015. A homenagem foi proposta pela deputada distrital e presidente da Câmara Legislativa, Celina Leão.

Vários servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do DF (Samu-DF) também foram homenageados, entre eles Mônica Libardi, Cristiane de Lima e Silva, Cláudia Leão Navarro, Izabel Borges dos Santos, Adriana Macedo Martins, Antônio Carlos Pereira Nunes, Clemilson Marques Santana, Elizete Batista de Lima, João Paulo Salomão e Silva, Marco Aurélio Rangel, Raquel Menescal, Samuel Vital Júnior, Valdevino Valentim de Sousa, Tevaldo Siqueira Mareco e Rosângela Siqueira.

Também participaram da abertura do seminário o conselheiro do Coren-DF Cleidson Alves; a conselheira federal Nádia Mattos; a diretora-geral do Grupedh, Karla Daniela; a chefe do observatório do Samu-DF, Olga Oliveira; o presidente do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares de Enfermagem (Sindate), João Cardoso; a presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Fátima Lemes; e o subsecretário de Gestão Participativa da Secretaria de Saúde do DF, Tiago Coelho.

Clique aqui e acesse a galeria completa!