Enfermagem se reúne com liderança do PMDB na Câmara dos Deputados

Entidades representantes da enfermagem se reuniram com a liderança do PMDB na Câmara dos Deputados, nesta terça-feira, 12 de maio, para buscar apoio à aprovação do Projeto de Lei 2.295/2000, que regulamenta jornada de trabalho da enfermagem em 30 horas semanais. O conselheiro Adriano Araújo representou o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) e a Associação Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Anaten).

Para o deputado Leonardo Picciani, líder do PMDB na Câmara, a proposta gera custos altos para municípios. “As prefeituras afirmam que não conseguem pagar o impacto desses valores nas suas contas”, afirmou. O conselheiro Adriano Araújo rebateu apresentando como exemplo a carga horária das carreiras de enfermagem da saúde pública do Distrito Federal. “Enfermeiros trabalham 20 horas semanais e os técnicos de enfermagem, 24 horas por semana”, relatou.

A vice-presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Shirley Moralles, também contestou. “Chegou-se a um denominador comum próximo do que o Diese tinha calculado, que é um impacto de 6%”, explicou.

Também estiveram presentes à reunião a assessora parlamentar do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Daiana Dellagostin, e o secretário-geral da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde (CNTS), Valdirlei Castagna.