Nota de esclarecimento referente ao vídeo gravado nas dependências de um hospital público do Distrito Federal, divulgado em redes sociais e veiculado em emissoras de TV
O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) esclarece às categorias e à sociedade que é dever de todos os profissionais de enfermagem zelar pela imagem da profissão e das instituições. Todo e qualquer desrespeito será apurado pelo conselho e, se identificadas infrações, as medidas cabíveis serão tomadas a fim de se coibir qualquer abuso e afronta à imagem da enfermagem.
O Coren-DF age em consonância com as resoluções do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), com o código de ética da profissão e com as legislações pertinentes para impedir qualquer desgaste – velado ou publicizado – à enfermagem.
Conforme disposto no Código de Ética dos Profissionais de Enfermagem (Res Cofen 311/2007), artigo 106, é responsabilidade e dever do profissional “zelar pelos preceitos éticos e legais da profissão nas diferentes formas de divulgação”. Já o artigo 108 proíbe “inserir imagens ou informações que possam identificar pessoas e instituições sem sua prévia autorização”.
Compete aos conselhos regionais de enfermagem zelar pelo bom conceito da profissão e dos que a exerçam (Lei 5.905/73), e o Coren-DF não se furtará a desempenhar com afinco essa atribuição.
CONSELHO REGIONAL DE ENFERMAGEM DO DISTRITO FEDERAL