Mais de 100 profissionais de enfermagem participaram do 1º Curso de Capacitação dos Responsáveis Técnicos, realizado pelo Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF). O evento aconteceu durante toda a semana e abordou dimensionamento de pessoal de enfermagem (DPE) e sistematização da assistência de enfermagem (SAE), dois temas de grande dificuldade para os responsáveis técnicos de acordo com diagnóstico do Departamento de Fiscalização do Coren-DF. Cada hospital público e privado indicou o responsável técnico e mais dois enfermeiros.
O curso de capacitação aconteceu no auditório do Conselho Federal de Enfermagem, na Asa Norte. As palestras sobre DPE foram ministradas pelas enfermeiras fiscais do Coren-DF. Já o enfermeiro Rinaldo Neves, doutor em Ciências da Saúde e docente e enfermeiro da Secretaria de Saúde do DF, foi convidado para ministrar o conteúdo de sistematização da assistência de enfermagem.
Teoria e prática
Durante o curso, os profissionais tiraram dúvidas e aprenderam a elaborar o dimensionamento de pessoal de suas unidades. O cálculo foi ensinado passo a passo pelas enfermeiras fiscais do conselho, e exercícios foram aplicados para que os participantes resolvessem. Além das palestras, o evento foi uma oportunidade para trocar experiências e interagir com responsáveis técnicos de outras instituições do Distrito Federal.
Para a gerente de fiscalização do Coren-DF, Daniela Bonacasata, é imprescindível buscar a aplicabilidade da Enfermagem como ciência. “O curso forma multiplicadores do conhecimento sobre DPE e instiga a implantar e implementar a sistematização de assistência de enfermagem”, completa.
Na avaliação da enfermeira Thalita Soares, coordenadora da Câmara Técnica de Relações Intra/Interinstitucionais e Viabilização de Inovações, a participação dos responsáveis técnicos foi expressiva. “O curso trouxe mais conhecimento e segurança para esses profissionais. Eles sairão do curso mais motivados a cumprir as resoluções do Cofen sobre DPE e SAE, respaldados pelo Coren-DF nessa caminhada”, analisa.