Solenidade no Senado Federal encerra 16º curso de acolhimento e qualificação

Mais de 500 profissionais de enfermagem, familiares e amigos participaram da solenidade de entrega das carteirinhas, realizada na última sexta-feira, 28 de março, no auditório Petrônio Portella, no Senado Federal. O evento encerra o 16º curso de acolhimento e qualificação do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), oferecido gratuitamente aos profissionais recém-inscritos.

O presidente do Coren-DF, Wellington Antônio da Silva, lembrou que a carteira profissional era fornecida no balcão do conselho. “Nós conselheiros começamos a questionar por que um momento de tamanha importância era feito ali”, disse. A ideia da entrega solene da carteirinha partiu daí. “Nós viemos para acolher os verdadeiros profissionais, que fazem dessa profissão seu meio de vida e de ajudar as pessoas”, ressaltou.

Outras formas de valorização do profissional também foram implementadas. De acordo com Wellington Antônio, o conselho cortou despesas e economizou mais de R$ 1,5 milhão nos últimos dois anos, verba que foi reaplicada na realização de cursos. Com o investimento em qualificação, a abertura de processos éticos reduziu em mais de 60%.

Representação política

O vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Sindate), Jorge Viana, esclareceu que a entidade defende a atividade laboral dos profissionais. “Nós estamos resgatando simplesmente 20 anos de esquecimento dessa categoria, que foi massacrada nos hospitais públicos e privados”.

O representante sindical apontou que a qualificação dos técnicos de enfermagem não acompanha as novas frentes de atuação, como helicóptero, moto e lancha. Para Viana, a falta de representantes da enfermagem na esfera política local e federal dificulta o avanço de melhorias para os profissionais.

O secretário do Coren-DF, Eduardo Mamede, as conselheiras Mônica Borges e Iolanda Bonfim, o conselheiro Adriano Araújo, o chefe de gabinete do Coren-DF, Kléber Ogawa, o chefe do Núcleo de Cursos e Aprimoramentos, Edimar Ribeiro, discursaram dando boas-vindas aos profissionais recém-inscritos.

Os conselheiros Afonso Barbosa, Cícero Gama, Elissandro Noronha, Francisco Ferreira Filho, Gilney Guerra, João Paulo Beserra Lima e José Bragança Filho também participaram da solenidade.