Nota de esclarecimento aos profissionais de enfermagem, Corpo de Bombeiros e Samu

Senhores profissionais de enfermagem,

Considerando que recebemos ofício do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) sobre o ocorrido em 27 de fevereiro de 2014, assim como recebemos ofício da responsável técnica do Hospital Regional de Taguatinga, informo aos profissionais que o conselho vai apurar de forma imparcial a situação citada.

Informo também que deixar de assistir o paciente quando trazido pelos serviços de atendimento pré-hospitalar, seja o CBMDF, seja o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pode resultar em infração ética.

Não podemos criar situações em que profissionais no exercício de suas atividades se sintam constrangidos, sejam profissionais do CBMDF, do Samu, sejam mesmo os profissionais que trabalham no intra-hospitalar.

Temos que entender que o nosso trabalho tem como único objetivo cuidar e salvar vidas. Não existem vilões ou heróis quando se salva. Apelo para o bom senso e, se houve excesso por alguma das partes, tudo vai ser apurado.

Reitero que a responsabilidade do cuidado no intra-hospitalar é responsabilidade da equipe de saúde – seja enfermeiro, técnico de enfermagem e médico.

WELLINGTON ANTÔNIO DA SILVA
Presidente do Coren-DF