Nova sede do Coren-DF é entregue aos profissionais de enfermagem

Foi inaugurada, na noite desta quarta-feira, a nova sede do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), localizada no Setor de Rádio e TV Sul, Edifício Palácio da Imprensa, 5º e 6º andar. “Agora nós temos dignidade para que o conselho possa exercer seu papel junto à comunidade de enfermagem do DF”, discursou o presidente do Coren-DF, Wellington Antônio da Silva.

Ele lembrou que, no início da gestão, em 2012, o conselho não tinha estrutura administrativa e os funcionários não tinham plano de cargos e salários. “Como pedir aumento de salário para o profissional de enfermagem se o funcionário da casa não era valorizado?”. Nos últimos dois anos, vários projetos foram lançados, como o Motoren e Conselheiro 24 Horas, todos com o objetivo de facilitar o acesso ao conselho para a enfermagem.

O presidente do Coren-DF, Wellington Antônio da Silva, e o presidente do Cofen, Osvaldo Albuquerque, descerram a placa de inauguração da nova sedeWellington Antônio agradeceu ao presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Osvaldo Albuquerque, e aos conselheiros federais o apoio na reforma da nova sede. O Cofen contribuiu com 70% da verba para as obras. Ao descerrar a placa de inauguração, o presidente do Coren-DF cumprimentou também o engenheiro do Cofen Gabriel Ferreira de Oliveira e o chefe do Núcleo de Serviços Externos do Coren-DF, Fernando Pereira Araújo, executores do contrato da reforma. Os conselheiros federais foram contemplados com uma placa de agradecimento ao lado da de inauguração.

Osvaldo Albuquerque parabenizou o trabalho do plenário do Coren-DF e dos funcionários do conselho. “Uma casa que acolhe bem, que fornece estrutura adequada, é uma casa que vai servir de forma satisfatória a quem precisa de seus serviços”, ponderou o presidente do Cofen.

Nova casa da enfermagem do DF

“A nossa preocupação é que a enfermagem seja valorizada”, destacou, ao falar do juramento de Florence Nightingale estampado logo na entrada do conselho, como forma de prestigiar a enfermagem. Wellington Antônio enfatizou a realização de cursos de acolhimento e qualificação, com uma semana de aulas para os novos inscritos. “Não acredito que conselho eficiente é o que julga uma quantidade imensa de processos éticos. Conselho eficiente é aquele que não tem processos a serem julgados, porque está investindo na valorização e no profissional de enfermagem”, resumiu.

O secretário e vice-presidente do Coren-DF, Eduardo Mamede, e o tesoureiro, Paulo Roberto Bezerra, descerram placa de agradecimento aos conselheiros federais

Para o tesoureiro do Coren-DF, Paulo Roberto Bezerra, a nova sede é a “casa da enfermagem brasiliense”. O conselheiro agradeceu funcionários, terceirizados e estagiários. “Sem eles, nós não estaríamos aqui comemorando hoje. Sem a diretoria, sem o apoio dessas pessoas, nós não iríamos fazer nada”, completou. O secretário e vice-presidente do conselho, Eduardo Mamede, salientou que “a sede é de toda a enfermagem de Brasília. A casa está aberta, nós temos prazer de receber o profissional com qualidade e respeito”.

A cerimônia de inauguração da nova sede contou com a participação dos pastores Cláudia Kuczera e Hugo Kuczera, que abriram a solenidade com um culto ecumênico. Compareceram ao evento também os conselheiros regionais Adriano Araújo, Afonso Barbosa, Cícero Gama, Edivaldo Paiva, Elissandro Noronha, Francisco Ferreira Filho, Gilney Guerra, Iolanda Bonfim Pereira, João Paulo Beserra, José Bragança Filho, Márcia Martins, Mônica Borges; o senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF); o assessor Júlio César Jardim, representando o governador em exercício, Tadeu Fillipelli; o presidente do Coren-MG, Rubens Schröder; o presidente do Coren-RR, Gilvan Brolini; o representante do Coren-SE, José Flávio Pereira; o presidente e o vice-presidente do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem do DF (Sindate-DF), João Cardoso e Jorge Viana; além dos conselheiros federais Jebson Medeiros e Fátima Sampaio.

Melhorias

Adquirido em 2010, o espaço passou por reformas no segundo semestre de 2013, para adequação da estrutura e das instalações. Também no fim do ano passado, foram comprados 70 computadores novos para modernizar o parque tecnológico do conselho, dando mais agilidade ao atendimento, e dez scanners para digitalização dos prontuários dos enfermeiros e técnicos e auxiliares de enfermagem.

O SGA Livre, sistema que ajuda a gerenciar fluxos de atendimento, foi uma inovação que deu certo. Instalado há cerca de seis meses no conselho, ele organizou o atendimento de unidades como recepção, financeiro e fiscalização. Ele também gera relatórios detalhados para os gestores dos departamentos. Por ser um software livre, o SGA representa uma economia de R$ 15 mil ao Coren-DF – valor para adquirir um software pago.

Outra inovação implantada recentemente foi o novo sistema de emissão de carteirinhas, que coleta na hora da assinatura, foto e impressão digital do profissional. O processo traz mais segurança na confecção do documento e confiabilidade com relação às informações prestadas.

Mais espaço

A recepção do conselho dobrou de tamanho para dar mais comodidade e atender mais rapidamente os mais de 35 mil profissionais de enfermagem do DF. O departamento de cobrança, criado há menos de dois anos, foi contemplado com sala própria. Antes da mudança, o setor desenvolvia as atividades no corredor do auditório do conselho. Para a coordenadora do departamento, Alexandra Resende, o novo espaço é uma conquista e um sonho realizado. “Vai beneficiar o andamento da dívida ativa”, completou.

Nova sede do Coren-DF será inaugurada em 26 de fevereiro

Convênio entre Cofen e Coren-DF dá início à reforma da nova sede