Ministério da Saúde altera pela 4ª vez prazo de inscrição do Provab

As inscrições para o Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (Provab) serão abertas às 18h de 25 de janeiro, próximo sábado, e vão até 9 de fevereiro de 2014, às 18h. A alteração do prazo foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, 22 de janeiro.

Apenas os enfermeiros formados até novembro de 2013 podem participar do programa. Profissionais que tenham vínculo empregatício com a atenção básica e constem no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde na condição de profissional com vínculo ativo em Unidade Básica de Saúde no período de apresentação e validação cadastral não poderão participar do Provab.

Como se inscrever

As inscrições serão feitas pela internet, no site www.provab2013.saude.gov.br. O profissional deverá preencher um formulário eletrônico e anexar um arquivo único de até 1,5 MB no formato PDF com os documentos digitalizados. O arquivo deverá conter:

• Cópia autenticada do diploma de graduação ou certificado de conclusão de curso;
  • Cópia autenticada de documento oficial de identificação com foto, como carteira de identidade, carteira nacional de habilitação (CNH), carteira de trabalho e previdência social (CTPS), passaporte e a cédula de identidade fornecida pelo conselho profissional;
  • Cópia autenticada do Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Cópia de comprovante de residência;
  • Histórico escolar ou declaração emitida pela instituição de educação superior que conste média final do aluno no curso de graduação em enfermagem;
  • Declaração emitida pelo Conselho Regional de Enfermagem confirmando que o candidato está em dia com as obrigações junto ao órgão de classe (certidão de nada consta do Coren-DF pode ser emitida online).

Vale destacar que a data de inscrição no Provab será considerada um dos critérios para determinação da ordem de classificação dos profissionais. O candidato pode alterar os dados registrados no formulário eletrônico, porém, de acordo com o edital do programa, será considerado como válido apenas o último registro com confirmação dos dados feita pelo candidato no sistema.

Ordem de precedência

Os profissionais serão classificados em ordem decrescente, de acordo com os seguintes critérios:

1. Se o município da vaga pretendida está localizado no mesmo estado onde o candidato se graduou, obteve certificado de conclusão de curso ou revalidou seu diploma;
  2. Média final obtida pelo candidato ao final do curso superior que concluiu;
  3. Menor tempo de formação;
  4. Data e horário de inscrição no sistema do Provab (vale apenas o último registro com confirmação de dados feita pelo candidato no sistema);
  5. Candidato de maior idade.

Atribuições

De acordo com o edital 59/2013 da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (SGTES/MS), caberá ao enfermeiro:

• Apoiar o planejamento, a integração das ações das Equipes de Saúde da Família, com vistas a potencializar as redes de atenção e trabalho intersetorial;
  • Utilizar o Telessaúde, o Portal Saúde Baseada em Evidências e a Comunidade de Práticas do PSE/DAB como ferramenta de apoio clínico e educação permanente;
  • Incentivar a utilização do Telessaúde, o Portal Saúde Baseada em Evidências e a Comunidade de Práticas do PSE/DAB pelos demais membros da equipe;
  • Fazer a ligação entre as equipes de ESF (pelo menos duas), a coordenação municipal dos Programas PROVAB e Grupo de Trabalho Intersetorial Municipal (GTIM) do Programa Saúde na Escola, e suas respectivas escolas participantes;
  • Pensar um plano de trabalho a ser executado ao longo do ano de vigência em consonância com as ações já realizadas ou planejadas pelos respectivos GTI-Ms do PSE, além de induzir o trabalho e planejamento e execução intersetorial;
  • A execução e planejamento das ações devem ser acompanhados pelos GTI-Ms e Coordenações de Atenção Básica dos municípios juntamente ao gestor municipal, ou a quem ele designar para tal.

O enfermeiro deverá cumprir, semanalmente, oito horas em atividades acadêmicas e 32 horas em atividades nas unidades básicas de saúde no município ou carga horária condizente com as possibilidades conferidas pela Portaria GM/MS 2.488/2011.

Oportunidade

O Provab oferece mil vagas para enfermeiro, com bolsa mensal de R$ 2.976,26. Os profissionais vão atuar no programa Saúde na Escola e cursar a especialização em Atenção Básica, oferecida pelo Sistema Unasus. O curso tem duração de 12 meses e acontece entre março de 2014 e fevereiro de 2015.

Edital 59/2013

Edital 60/2013

Edital 61/2013 e retificação

Edital de Convocação 3/2014 (revogado pelo edital 6/2014)