Quase 22 mil crianças foram vacinadas sábado

No primeiro dia da Campanha Nacional de Multivacinação 21.949 crianças foram vacinadas no Distrito Federal. Foram aplicadas 39 doses da vacina BCG, Hepatite (223), Rotavírus (360), Pnemo 10, Valente (1.806), Meningite C (1.504), Sequencial Vip Vop (257), Pentavalente (3.909), Tríplice Viral (2.100), DTP Bacteriana (8.482), Febre Amarela (1.090), VOP Polio Oral (1.877) e Tetravalente (302).

A campanha continua até sexta-feira (24),  nas salas de vacinação de rotina das regionais de saúde, no horário de funcionamento das unidades.  Serão oferecidas as vacinas recomendadas às crianças menores de cinco anos – contra sarampo, rubéola, difteria, tuberculose, tétano, rotavírus, hepatite B, entre outras. A estratégia visa diminuir o risco de transmissão de doenças preveníveis. Também serão introduzidas a vacina injetável contra a paralisia infantil e a pentavalente.

Como só serão vacinados meninos e meninas com menos de cinco anos com o esquema vacinal em atraso, os pais devem levar o cartão da criança aos postos de vacinação. “A caderneta de imunização é imprescindível nesta campanha, pois precisamos saber quais as vacinas a criança necessita tomar”, alerta a diretora de Vigilância Epidemiológica da SES, Sonia Geraldes.

Além de atualizar o esquema vacinal de acordo com o calendário básico de vacinação na caderneta das crianças menores de cinco anos, a estratégia visa aumentar as coberturas vacinais para atingir a meta adequada, melhorar a homogeneidade das coberturas vacinais, manter a eliminação do sarampo e da poliomielite. Também quer intensificar as ações de imunização para a administração do reforço das vacinas de poliomielite e DTP, e segunda dose da tríplice viral em especial, na faixa etária de 4 a 5 anos e reduzir a incidência das doenças imunopreveníveis.

Durante a campanha de multivacinação, serão introduzidas duas vacinas diferentes. A partir de agora, os recém-nascidos, que estiverem iniciando o esquema, recebem as duas primeiras doses da Vacina Inativada da Poliomielite (VIP) em forma injetável. A gotinha só será utilizada na terceira dose – aos seis meses de vida – e para os reforços aos 15 meses e aos 4 anos de idade. Quem iniciou o calendário com a vacina oral, deve prosseguir com ela.

A outra novidade será a utilização da vacina pentavalente (DTP/HB/Hib) indicada para imunização ativa de crianças a partir de dois meses de idade contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e doenças causadas por Haemophilus influenzae tipo b.

Informações adicionais pelos telefones da Gerência de Vigilância Epidemiológica e de Imunização: 3323 7461 e 3905 4639 ou pelo disque-saúde 160.

Fonte: SES-DF