Tecnologia, educação, dimensionamento, estrutura correta, bom gerenciamento do sistema de saúde, boa comunicação do paciente, estar junto ao paciente, conhecer o código de ética e legislação de enfermagem. Essas são algumas medidas que promovem o cuidado de enfermagem seguro.
Esta foi a tarde desta sexta-feira, que mostrou aos participantes do evento que os erros, equívocos ocorrem. Porém, na grande maioria dos casos, a “culpa” é do sistema de saúde. A sala “Patos” recebeu duas palestras: “Segurança do paciente – redução da vulnerabilidade” e “Equívocos nas ações de saúde”, ministrados pela Doutora em Enfermagem, Mavilde Pedreira e o coordenador da Câmara Técnica de Fiscalização do COFEN, Carlos Rinaldo Nogueira Martins.
“Erramos porque somos vítimas de sistemas de saúde mal desenhados, administrados, desenvolvidos”, afirma a Dra. Mavilde Pedreira. “O Sistema Cofen/Conselhos regionais hoje não leva mais em conta apenas a ação do paciente e sim toda a situação que levou o profissional a chegar no erro”, afirma Carlos.
Fonte: CBCENF