O que procura?

Encontre serviços e informações

SES promove amamentação no Parque da Cidade

A inauguração da primeira sala de apoio à amamentação destinada a servidoras do GDF, no Palácio do Buriti,  será o marco do encerramento da  Semana Mundial de Aleitamento Materno, nesta terça-feira(7), às 11h. A semana, que contou com diversas atividades promovidas pelos Bancos de Leite , propôs uma análise sobre o que aconteceu nos últimos 20 anos com a alimentação do lactente e da criança.
 
A Sala de Apoio é  apadrinhada pela primeira dama, Ilza Queriroz, numa iniciativa da Secretaria de Saúde, por meio do Programa de Aleitamento Materno, em parceria com o Rotary Club e da Casa da Amizade, ambos de Taguatinga Norte. Segundo a coordenadora do Programa, Miriam Santos, “o objetivo é dar condições para que a mãe volte da licença maternidade e tenha condições de dar prosseguimento ao aleitamento materno”.
 
A sala conta com mobiliário, freezer e  material necessário para retirar e acondicionar o leite materno. Diariamente, a mãe poderá pegar o leite que foi armazenado durante o dia, guardar em um isopor e levar para casa para a alimentação  do filho no dia seguinte. Segundo  Miriam, ao chegar em casa a mãe também poderá optar por armazenar o leite no freezer e utilizá-lo num prazo de até 15 dias.
 
Essa é a primeira sala de apoio instalada pelo GDF, atendendo à política de  incentivo à amamentação do Ministério da Saúde, com estrutura para atender 400 mulheres em idade fértil, incluindo as servidoras e funcionárias de empresas contratadas. A próxima sala será montada no edifício sede da Secretaria de Saúde e as demais, nas diversas secretarias de governo. De acordo com a coordenadora, o Banco de Leite de Santa Maria e do Hospital Regional da Asa Sul já contam com salas dessa natureza para atenderem as mães que trabalham nessas instituições.
fonte: SES-DF