O Distrito Federal é o primeiro colocado no ranking de nacional em transplantes de coração e o segundo de córneas, em números proporcionais, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos. Em alguns casos, como no transplante renal, houve aumento acima de 100%. No primeiro semestre do ano passado foram realizadas 23 cirurgias renais, enquanto em 2012 já foram feitas 50. O número de transplantes de córnea também registrou um grande crescimento: de 161 em 2011, pulou para 255 em 2012.
De janeiro a junho, também foram realizados 17 transplantes de fígado e nove de coração, contra apenas cinco cirurgias cardíacas no mesmo período de 2011. O DF foi credenciado em novembro para realizar transplantes de fígado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
O aumento no número de cirurgias pode ser creditado a outros fatores, além da melhoria da estrutura da SES. “Estamos aproveitando vários órgãos do mesmo doador e envolvendo as equipes que trabalham nas emergências e unidades de terapia intensiva na captação e manutenção de potenciais doadores”, aponta Daniela.
Outro fator importante é o aumento no número de doares. “As famílias têm se sensibilizado e vêm doando órgãos com regularidade”, destaca a coordenadora da Central de Captação de Órgãos. Enquanto no primeiro semestre do ano passado foram 15 doadores residentes no DF, este ano, de acordo com ela, já surgiram 25.
Família pode autorizar doação de órgãos pela internet
Já está disponível no site da Secretaria de Saúde do DF o formulário para autorização de doação de órgãos. A Autorização Digital deve facilitar os procedimentos e ampliar o aproveitamento de órgãos em pacientes com morte cerebral. Até então, o formulário, que deve ser preenchido e assinado por familiar do paciente, precisava ser retirado na Central de Transplantes da SES.
Fonte: ASCOM SES-DF