O que procura?

Encontre serviços e informações

Secretaria de Saúde já atingiu 92% do público-alvo

 

A vacinação contra a poliomielite continua nos postos de saúde do Distrito Federal. A campanha nacional de imunização, que teve início em 16 de junho, foi encerrada na última sexta-feira (6). Porém, o governo vai manter a distribuição de vacinas nos postos para atingir a meta de vacinação, que é de imunizar  192 mil crianças (95% da população de zero a cinco anos no DF). Segundo informações da Secretaria de Saúde, até o momento foram fornecidas 187.302 doses,  número que representa 92% da cobertura prevista.

O objetivo da campanha é manter o Brasil na condição de país certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite (conhecida como paralisia infantil), estabelecendo proteção coletiva e a disseminação do vírus vacinal no meio ambiente. A diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde, Sônia Geraldes, lembra que a vacina oral leva à proteção coletiva.

Só não podem tomar a vacina, as crianças com infecções agudas com febre acima de 38º C, imunodepressão congênita ou adquirida (quimioterapia, aids, drogas imunodepressoras, etc.), história de alergia grave a algum componente da vacina.

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por quadro de paralisia flácida, de início súbito. O déficit motor instala-se subitamente e a evolução desta manifestação, frequentemente, não ultrapassa três dias. Acomete em geral os membros inferiores. O último caso em Brasília foi em 1987.

 

Fonte: Jornal Coletivo, Cidades P. 07