Trata-se de uma pesquisa científica, realizada por uma instituição nacional, com reconhecimento internacional, pioneira no Brasil e na América Latina que surge da necessidade de conhecer a realidade, em saber o que pensam, as necessidades, a realidade e as principais reivindicações de quase 1 milhão e meio de profissionais de enfermagem.
Financiada pelo Cofen e tendo como parceiros a FIOCRUZ, FNE e ABEn, a Pesquisa ”Perfil da Enfermagem Brasileira”, lançada nacionalmente no dia 20 de abril, durante a plenária pública do Cofen em Porto Velho, a pesquisa abordará aspectos relacionados à formação, capacitação, acesso a educação permanente, até os aspectos referentes ao mercado de trabalho: jornada, salário, condições de trabalho, entre outros.
A pesquisa terá duração de dois anos, de modo que em julho de 2013 os trabalhos devem ser concluídos e o Brasil deverá ter o perfil dos profissionais de enfermagem devidamente conhecido.
A escolha dos participantes será feita por um processo de amostragem aleatória extraída da base de dados dos Conselhos Regionais, considerando, dentre outros critérios, a proporção de Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem, na capital e interior.
É importante ressaltar que somente participarão da pesquisa, os profissionais que receberem o questionário ou que conseguirem acessá-lo pela internet.
Mais informações: http://www.ensp.fiocruz.br/perfildaenfermagem