O que procura?

Encontre serviços e informações

Semana da Enfermagem

corenicon

A Semana da Enfermagem inicia-se dia 12 de maio, onde é comemorado o Dia Mundial do Enfermeiro, e é finalizado dia 20, que se comemora o dia do Técnico e Auxiliar de Enfermagem. Denominada Semana da Enfermeira até 1958, a Primeira edição ocorreu em 1940 e uma das finalidades é discutir aspectos do conhecimento que dão suporte teórico, técnico e político a essa prática social e, visto que a 65ª Semana Brasileira de Enfermagem colocou um dos eixos temático ‘’o resgate da história da Enfermagem’’, da ABEn, e conseqüentemente da Semana Brasileira de Enfermagem.

Em 1940, quando a Primeira Semana de Enfermagem foi realizada, o Brasil vivia os últimos anos da era Vargas (1930-1945), estávamos em plena Segunda Guerra Mundial (1939-1945) e era um ano antes da realização da Primeira Conferência Nacional de Saúde, que se deu de 10 a 15 de novembro de 1941, em comemoração ao aniversário do regime varguista. Os ideais que orientaram a política de Vargas se centravam na formação de uma nova nação e de um novo homem e na necessidade de consolidar a unidade nacional. Isso se refletia em todos os espaços de ação do Estado e, conseqüentemente, na prática da enfermagem.

Neste contexto de guerra e como elemento do processo de integração Brasil-EUA, criou-se no Brasil o Serviço Especial de Saúde Pública (SESP), em cooperação do governo brasileiro com o governo americano e financiado pela Fundação Rockfeller. Esta conjuntura fez com que viesse uma nova Missão Técnica de seis enfermeiras americanas para o Brasil, uma delas, Louise Kieninger, que havia feito parte da missão de 1922, mas agora com a função de “atuar como assessora no nível ministerial, de organizar e implantar o serviço de enfermagem do SESP e de assessorar as líderes da enfermagem nacional”.

O caráter político dessa missão ficou explícito na abertura da Terceira Semana de Enfermagem, realizada em maio de 1943, quando Kieninger, “após ressaltar os feitos de Florence Nightingale na Guerra da Criméia, de Clara Barton na guerra civil nos EUA e de Anna Nery na Guerra do Paraguai, passou a tratar da situação da enfermagem na Segunda Guerra Mundial”, questionando se as enfermeiras e mulheres do Brasil estariam “prontas para ombrear com as nossas responsabilidades?”. Nessa mesma fala fez a seguinte exortação: “Deixemos de lado nossas ambições pessoais e nos dediquemos a esse esforço que nos auxiliará sobremodo a ganhar a guerra, de forma que não só nosso país, mas a alma conosco alcance sua Vitória”.

Em 1945, terminou a Segunda Guerra Mundial e o regime ditatorial de Vargas. Desde lá, muitos acontecimentos marcaram o Brasil, o campo da saúde e a própria profissão da enfermagem. Como exemplos podemos citar o processo de redemocratização que se seguiu à ditadura de Vargas; a “iminência” de implantar o socialismo no período pré-golpe de 1964; os vinte anos de ditadura militar; a consolidação de um modelo assistencial curativo, biologicista e médico-cêntrico no campo da saúde; o Movimento da Reforma Sanitária nos anos 70 e 80 e a criação do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1988.

Em cada um desses momentos, a Enfermagem discutiu em seus eventos científico-culturais os assuntos candentes da sociedade brasileira, com destaque para as Semanas de Enfermagem. A ABEn, ao definir uma temática para comemorar anualmente o período de 12 a 20 de maio, induz à discussão, em todo o território nacional, de temas que merecem a atenção dos profissionais de enfermagem e da própria sociedade, como exemplo, citamos o tema central do ano de 1985 “Juventude: hora de buscar, hora de entender”, que nos parece em consonância com o momento político que se vivia no país.

Fonte: Scielo

Confira abaixo o Decreto Nº 48.202/60 que institui a Semana da Enfermagem, retirado de ” COFEN – Documentos Básicos 8ª edição” .

Decreto Nº 48.202/60, de 12 de Maio de 1960

Institui a ‘’Semana da Enfermagem’’

O Presidente da República, usando da atribuição que lhe confere o artigo 87, item I, da constituição decreta:
Art. 1º – Fica instituída a Semana da Enfermagem, a ser celebrada anualmente, de 12 a 20 de maio, datas nas quais ocorreram, respectivamente, em 1820 e 1880, o nascimento de Florence Nightingale e o falecimento de Ana Nery.
Art. 2º – No transcurso da Semana deverá ser dada ampla divulgação às atividades da enfermagem e posta em relevo a necessidade de consagraçamento da classe em suas diferentes categorias profissionais, bem como estudados os problemas de cuja solução possa resultar melhor prestação de serviço ao público.
Art. 3º – Durante a Semana, deverão ser prestadas homenagens a memória de Ana Nery e a outros vultos consagrados da enfermagem.

Brasília, em 12 de maio de 1960, 139º
Da Independência e 72º da República.

JUSCELINO KUBITSCHEK
Clovis Salgado