Entre os dias 3 e 28 de outubro, a Fiocruz Brasília, por meio do Programa de Educação, Cultura e Saúde (Pecs), traz à Capital Federal a exposição “Dengue”, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz). A mostra, que busca aproximar o visitante do conhecimento sobre a doença, seus sintomas, tratamentos e prevenção, faz parte da Semana Universitária da Universidade de Brasília (UnB). A exposição pode ser visitada no espaço Café, Ciência e Cultura, no prédio da Fiocruz Brasília.
A exposição retrata historicamente o processo de combate ao mosquito Aedes aegypti e o surgimento da dengue, quando o pesquisador Oswaldo Cruz, desde o início do século XX, começou um trabalho de prevenção à febre amarela, doença transmitida pelo mesmo inseto e que, desde então, deixou a população em estado de alerta. Cem anos depois, o mosquito traz ainda outras preocupações e motiva a realização de campanhas em todo o país, em relação à outra doença: a dengue.
A mostra, aberta a todo o público e à comunidade acadêmica, recebe visitas diárias. Elas são compostas por três momentos de dinâmica, sendo o primeiro, o acolhimento, no qual os guias fazem um breve histórico da Fiocruz. O segundo momento é a exibição dos filmes “Aedes aegypti e Aedes albopictus: uma ameaça aos trópicos” e “O mundo macro e micro do mosquito Aedes aegypti: para combatê-lo, é preciso conhecê-lo”, produzidos pelo Instituto de Comunicação e Informação Cientifica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). A visita é finalizada com debates e questionamentos sobre o tema.
As visitas podem ser agendadas pelos telefones (61) 3329-4608/4605/4522 ou pelo e-mail: [email protected]
Fonte: Fiocruz Brasília