Ministro da Saúde assina convênio com Cofen para pesquisar perfil da Enfermagem

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Carlos Neri da Silva, e a pesquisadora da Fiocruz, Maria Helena Machado, assinaram na última quarta-feira, dia 14, em Brasília, o convênio para realização de uma pesquisa que vai traçar o perfil dos Enfermeiros, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem de todo país.

A Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN) e a Federação Nacional de Enfermagem (FNE) também subscreveram o convênio numa união inédita entre as principais organizações representativas da Enfermagem brasileira em torno de um mesmo objetivo.

O ministro Alexandre Padilha lembrou a importância dos resultados da pesquisa para a formulação das principais políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS) e elogiou a união das instituições. “Conhecer o perfil desses profissionais é algo muito significativo para que possamos planejar novas ações nas políticas públicas e oferecermos os instrumentos políticos aos nossos congressistas”, destacou Padilha.

Manoel Carlos Neri, presidente do Cofen, também enfatizou a importância dos resultados das pesquisas nas futuras políticas do SUS. Ele fez questão de lembrar que ao assumir o Cofen percebeu que esta era uma das reivindicações das instituições governamentais e das representações da Enfermagem que não tinham apoio do Cofen devido ao afastamento de ex-dirigentes com os interesses maiores dos profissionais de Enfermagem.

“Assim que me foi apresentado o projeto pela FIOCRUZ, ainda em 2008, levei a proposta ao plenário do Cofen que deliberou pela nossa participação e com o aporte de quatro milhões e meio para ajudar no financiamento”, revelou Neri.

Já Maria Helena Machado, da FIOCRUZ, confirmou que depois da ‘faxina’ ética feita no Cofen após a posse de Manoel Carlos é que o projeto conseguiu ser uma realidade. “A determinação de Manoel Carlos Neri e o seu compromisso com os profissionais da Enfermagem foram preponderantes para que hoje assinássemos o convênio”, disse.

O desenvolvimento da pesquisa contará com o apoio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde do Ministério da Saúde, da Rede de Observatório em Recursos Humanos em Saúde (ROREHS) e da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS), além do Fórum Nacional dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem.

A pesquisa ‘Perfil da Enfermagem no Brasil’ buscará caracterizar por meio de um levantamento amostral o contingente de Enfermeir os, Técnicos e Auxiliares de Enfermagem em atividad e no país, enfocando aspectos sociodemográficos, formação profissional e acesso à informação técnico -científico, o mundo do trabalho e aspectos político-ideológico.

Para alcançar o objetivo a pesquisa se baseará nos dados de todas as unidades da federação, e posteriormente, de cada região brasileira, para somente então traçar o Perfil da Enfermagem do Brasil. O conjunto das três categorias profissionais, denominada de Equipe de Enfermagem, segundo dados disponíveis no Cofen, é constituído aproximadamente por mais de um milhão e seiscentos mil inscritos.

Os dados cadastrais do Cofen serão selecionados exclusivamente pela mesma instituição a partir de parâmetros definidos pela coordenação da pequisa. A amostra será constituída basicamente pelas seguintes variáveis: sexo, idade, localização geográfica, proporção de profissionais segundo unidades da federação.

Os dados serão coletados por um questionário específico enviado pelo Cofen aos selecionados na amostra considerando as três categorias de Enfermagem: Enfermeiro, Técnicos e Auxiliares. O questionário poderá também ser respondido através dos sites das instituições (Cofen e ABEn) nos níveis nacional e regional.

Os resultados da pesquisa serão divulgados por meio de relatórios e, posteriormente, serão encaminhados para as instituições parceiras e demandantes dessa pesquisa.

O presidente do Cofen, Manoel Carlos Neri da Silva, explicou que, além da importância de referência nacional e internacional, espera-se que o produto deste estudo, que qualifica a oferta e demanda dos trabalhadores da Enfermagem brasileira, possa contribuir para a formulação de políticas públicas tanto no setor saúde quanto no educacional, no que se refere aos aspectos de gestão, da regulação e da educação da Enfermagem tendo em vista a sua inserção no Sistema Único de Saúde (SUS).

Toda a pesquisa vai ser custeada com recursos próprios do Cofen na ordem de quatro milhões, quinhentos e vinte mil, seiscentos e noventa e dois reais, aprovada na 385ª Reunião Ordinária do Plenário do Cofen, por unanimidade dos seus membros.

*Fonte: ASCOM Cofen