Pesquisa COFEN/COREN’s mostra dados da Enfermagem brasileira

Uma pesquisa realizada pela Comissão Business Intelligence (BI) do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), em parceria com os Conselhos Regionais de Enfermagem, mostra os principais dados sobre o quantitativo dos profissionais da Enfermagem do país.

O objetivo da pesquisa é contribuir com a melhoria dos processos decisórios, tanto no Cofen quanto nos Conselhos Regionais. Os dados da pesquisa revelam um cadastro de 1.449.583 profissionais em todo o país. Desse total, 19,81% são Enfermeiros; 43,18% Técnicos de Enfermagem e 36,8% são Auxiliares. A pesquisa ainda mostra que, no Brasil, há 106 parteiras cadastradas, o que representa 0,01% do total de profissionais.

Fizeram parte da Comissão de Business Intelligence o Conselheiro Federal, Dr. Gelson Luiz de Albuquerque (coordenador), o chefe do Departamento de Tecnologia da Informação, Dr. Marcelo Felipe Moreira Persegona e, como membro, Sr. Neyson Pinheiro Freire.

Para o chefe do Departamento de Tecnologia da Informação, Dr. Marcelo Persegona, a importância da compilação desses dados se revela na distribuição dos profissionais dentro das categorias de Enfermagem. “A pesquisa contribui com a formulação de políticas públicas voltadas aos profissionais de Enfermagem, colaborando ainda com a redução de riscos nas decisões e a otimização de custos na realização de projetos e programas do Sistema Cofen-Conselhos Regionais”, ressalta.

As técnicas de Business Intelligence (BI) e da prospecção utilizadas pela Comissão para a elaboração da pesquisa permitiram a criação de cenários, segmentação de dados para análise e cruzamento de base de dados de diferentes tipos e fontes.

Os resultados da análise dos dados obtidos por meio da pesquisa são apresentados em quatro formatos; textos descritivos, tabelas, gráficos e cartogramas, além de especificar os dados em três dimensões espaciais, sendo elas, Brasil, macrorregiões e estados brasileiros.

Clique aqui e veja a pesquisa na íntegra

*Fonte: Ascom Cofen