A importância das ações da enfermagem brasileira e a aprovação da carga horária de 30 horas semanais para todos os profissionais de enfermagem foram alguns dos destaques do encontro, na manhã do último dia 20, quarta-feira, com a ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais, realizada no Palácio de Planalto.
{pgslideshow id=314|width=400|height=300|delay=3000|image=L} |
Durante a reunião foram abordados os fatos mais significativos da luta dos profissionais de enfermagem (enfermeiros, técnicos e auxiliares), além da importância do apoio do governo para a aprovação do Projeto de Lei 2295/2000. “A aprovação desse PL é de suma importância para a saúde do país, já que com isso, melhoramos a qualidade dos atendimentos nas redes de saúde pública e privada”, argumentou a presidente do Coren-SC e uma das representantes do Fórum, Dra. Denise Elvira Pires de Pires; que ainda enfatizou que com as “30 horas” muitos problemas decorrentes de uma carga horária de trabalho excessiva serão evitados. “A própria Organização Internacional do Trabalho (OIT) tem como prioridade esse assunto para o indicativo dos padrões de qualidade”, finalizou.
Para o conselheiro do Cofen e um dos coordenadores do Fórum, Dr. Antonio Marcos Freire Gomes, o apoio do governo é essencial para esclarecer alguns pontos que descaracterizam a ideia principal do Projeto. Já a ministra Ideli Salvati reforçou a ideia colocada pelos integrantes do Fórum e disse que juntará esforços para priorizar a pauta de votação do Projeto de Lei e ajudará na articulação junto ao Ministério da Saúde.
Na audiência, participaram os representantes do Fórum Nacional 30 horas Já: enfermagem unida por um objetivo, integrado pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Associação Brasileira de Enfermagem (ABEN), Federação Nacional de Enfermagem (FNE) e a Confederação dos Trabalhadores de Saúde (CNTS), além dos deputados catarinenses Décio Lima (federal) e Ana Paula (estadual).
No inicio do próximo mês, o Fórum Nacional 30 horas Já tem uma audiência marcada com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a fim de expor as principais necessidades dos profissionais de enfermagem do país.
Entenda mais – O PL 2295, apresentado em janeiro de 2000, é uma das reivindicações dos profissionais de enfermagem – enfermeiros, técnicos e auxiliares -, que estabelece a jornada de trabalho ados profissionais de enfermagem em 30 horas semanais. O PL está pronto para ser votado, mas aguarda ser posto na pauta de votação na Câmara Federal.
Na página da internet da Câmara do Deputados é possível acompanhar todas as etapas do Projeto de Lei. Clique aqui
Todos os interessados também podem colaborar e fortalecer o movimento de aprovação do PL 2295/2000. Clique aqui