Coren-DF representa a enfermagem na reinauguração do Centro de Saúde nº1 de Planaltina

Os moradores de Planaltina já podem contar com os atendimentos prestados pelo Centro de Saúde nº 1 que, após seis meses interditado para reforma geral, foi reinaugurado. A solenidade de abertura aconteceu na manhã do último dia 8. O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) esteve presente em nome da categoria sendo representado pela assessora especial do Coren-DF, Dra. Marilene Teixeira; e pela conselheira, Dra. Deusenice Bontempo, ambas levaram os cumprimentos da presidente da autarquia, Dra. Eloiza Sales Correia.

{pgslideshow id=310|width=400|height=300|delay=3000|image=L}

Participaram da solenidade o governador Dr. Agnelo Queiroz, o secretário de Saúde do DF, Dr. Rafael Barbosa, o administrador da cidade, professor Nilvan Vasconcellos; o diretor do HRP, Dr. Maurício Crispim; o vice-presidente da Câmara Legislativa, Dr. Michel; a titular da Secretaria da Mulher do DF, Dra. Olgamir Amância; o deputado distrital, Cabo Patrício e o comandante da PM local, coronel Carlos Alberto.

Estiveram presentes também Amauri Pessoa, representando o deputado Claudio Abrantes; o subsecretário de Logística da SES, José Falcão; o assessor especial da SES-DF, Dalmo Matos; o subsecretário Suproc, tenente-coronel Cirlândio Martins, além de representantes de entidades e associações, servidores da saúde e a comunidade planaltinense.

De acordo com o governador Dr. Agnelo Queiroz, o momento não significa apenas a reinauguração de uma área física, mas representa a mudança do modelo hospitalar do DF para uma assistência básica forte e organizada.

O Centro de Saúde nº 1 realiza, em média, oito mil atendimentos por mês, entre consultas médicas e outros procedimentos. Além das clínicas básicas, o centro oferece ainda tratamentos para hanseníase, pneumologia pediátrica, DST/AIDS, diabetes, hipertensão e o Programa de Atenção à Saúde do Idoso (PAISI).

Em 30 anos de funcionamento essa foi a primeira reforma feita no Centro de Saúde nº 1. Foram trocadas esquadrias, restaurada a parte de alvenaria, piso, pintura e instalações elétrica e hidráulica. Na parte externa foram recuperados o gramado e o jardim, e construído estacionamento para servidores e usuários.