Santa Lúcia encerra Semana de Enfermagem com campanha de responsabilidade social

Na última sexta-feira, dia 20, gerenciada pelas enfermeiras Dra. Cláudia Mafra e Dra. Alessandra Maranhão, a enfermagem do Hospital Santa Lúcia realizou o encerramento da Semana de Enfermagem da instituição. O evento contou com as presenças da vice-presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF), Dra. Laudelina de Assis Marques e da coordenadora da Fiscalização, Dra. Bethânia Bravos. A enfermeira Dra. Aline Vieira, uma das coordenadoras dos Anjos da Enfermagem núcleo DF também esteve presente, com uma das voluntárias do projeto.

{pgslideshow id=286|width=400|height=300|delay=3000|image=L}

Segundo a Dra. Laudelina de Assis Marques, a Semana da Enfermagem merece sim toda a atenção das instituições para a valorização dos profissionais que fazem parte de seu quadro de funcionários. “Essa valorização contribui diretamente com o crescimento que tanto almejamos. Não crescimento em quantitativo, mas em qualidade”, afirmou. “Parabéns para vocês, parabéns para toda a enfermagem do DF”, desejou.

A programação incluiu palestra, debates e exibição de vídeo com o balanço de todas as atividades realizadas durante a Semana de Enfermagem do Santa Lúcia. O momento mais esperado do dia, a revelação das equipes vencedoras da campanha “Doe alimento, doe vida”, aconteceu no fim da tarde.

A campanha de responsabilidade social faz parte do calendário oficial de ações dos Anjos da Enfermagem, tendo despertado o interesse da gerência de enfermagem do Santa Lúcia para a participação de equipes da instituição. Após firmada a parceria, os Anjos foram ao hospital para ditar as regras e buscar a adesão de enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Um mês depois, os 17 grupos inscritos surpreenderam a todos com tamanha articulação e espírito de equipe. No total foram arrecadadas 14 toneladas de alimentos não-perecíveis, como feijão, arroz, macarrão, leite, entre outros.

Os 10 integrantes das três equipes que ocuparam os 1º, 2º e 3º lugares levaram para casa televisão de LCD de 28 polegadas, micro-ondas e um kit cozinha, com torradeira e liquidificador, respectivamente. O momento representou, literalmente, uma comemoração da enfermagem.

De acordo com a Dra. Aline Vieira, uma das coordenadoras dos Anjos da Enfermagem núcleo DF, o resultado da campanha mostrou toda força da enfermagem. “Nós não somos apenas uma categoria de profissionais que trabalha pela saúde. Somos uma categoria que tem força suficiente para superar todos os obstáculos desse mercado”, afirmou. “Os Anjos da Enfermagem só têm a agradecer pelo esforço de todos que colaboraram com o sucesso da nossa campanha. Agradeço também por todas as pessoas carentes que receberão os alimentos. Gratidão: essa é a palavra que quero que levem daqui hoje”, finalizou.

Os alimentos estão sendo entregues pelo Coren-DF para diferentes instituições carentes do Distrito Federal.

*Clique aqui e veja o álbum de fotos do Coren-DF da Semana da Enfermagem de 2011