Enfermagem é prestigiada na Câmara dos Deputados em solenidade histórica

Em sessão solene em homenagem à Semana de Enfermagem, proposta pelas deputadas federais e enfermeiras Rosane Ferreira (PV-PR) e Carmen Zanotto (PPS-SC), profissionais de enfermagem de várias regiões do país estiveram juntos em Brasília, na última segunda-feira, dia 16, às 10h, no Plenário Ulysses Guimarães, na Câmara dos Deputados.

{pgslideshow id=273|width=400|height=300|delay=3000|image=L}

Na oportunidade, os componentes da Mesa Diretiva, entre eles, a vice-presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Dra. Julita Feitosa representando o presidente do Cofen, Dr. Manoel Carlos Neri; a presidente da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn), Dra. Ivone Evangelista Cabral; a presidente da Federação Nacional dos Enfermeiros (FNE), Dra. Solange Aparecida Caetano; além das deputadas proponentes discursaram sobre a importância da enfermagem e daqueles que dedicam-se diariamente ao exercício do cuidar de gente, ao ato de restaurar vidas.

A solenidade prestigiou os mais de 1 milhão e 500 profissionais de enfermagem do Brasil por meio de três representações. Um estudante de enfermagem, um usuário da saúde e, claro, um profissional de enfermagem.

De acordo com o Dr. Jair Gomes, enfermeiro do Distrito Federal e responsável por representar a categoria no Plenário, a enfermagem necessita ser ouvida e precisa, principalmente, de mais respeito. “Hoje, somos as enfermeiras Rosane Ferreira e Carmen Zanotto. Amanhã seremos enfermeiros senadores, enfermeiros governadores, prefeitos, ministros e, quem sabe, presidente da República”, afirmou. “Continuamos firmes em nossa missão, mas exigimos, no mínimo, aquilo que oferecemos todos os dias: o respeito”, argumentou.

“Temos absoluta certeza de que esta Semana de Enfermagem, em especial, ficará registrada como um marco no coração daqueles que, como eu, amam essa profissão”, ressaltou. “Parabéns a todos os profissionais que fazem da enfermagem o bem mais valioso que temos… a vida”, finalizou.

Outra solicitação feita nos discursos de todos que proferiram palavras no evento oficial foi o apoio das autoridades da Casa para a aprovação do Projeto de Lei das 30 horas semanais (2295/2000). Segundo a deputada e enfermeira Rosane Ferreira, há mais de 11 anos a categoria luta pela aprovação do projeto. “A valorização da enfermagem deve ser feita. Sem saúde não há pátria”, disse.

A deputada Carmem Zanotto também pediu o apoio do governo federal para a aprovação da proposta. “O compromisso está assinado. Creio que não há divergência entre governo e oposição sobre a matéria”, avaliou. Ela espera que o texto entre na pauta do Plenário logo após a votação do projeto do novo Código Florestal (PL 1876/99).

A sessão solene inédita na história da saúde brasileira mobilizou profissionais de todos os Estados, entre eles, diversos presidentes de Conselhos Regionais, além de representantes de outras entidades da enfermagem. O evento foi organizado em parceria com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) e a Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn).

*Clique aqui e veja o álbum de fotos do Coren-DF da Semana de Enfermagem de 2011