Em reunião especial realizada ontem, 1º, com as deputadas da bancada feminina da Câmara dos Deputados, a Deputada Rosane Ferreira (PV-PR) articulou a inclusão do PL 2295/2000, que regulamenta a redução da jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem para 30 horas semanais, na pauta de exigências da bancada para serem votadas pelo Plenário da Câmara.
O documento será elaborado pela Coordenadora da Bancada – Dep. Janete Pietá (PT-SP) – e será encaminhado ao Colégio de Líderes e ao presidente Marco Maia (PT-RS) para dar andamento aos procedimentos regimentais prévios à votação. Se acatado, o projeto pode ser votado nos próximos meses.
Esse apoio foi conquistado justamente no dia em que se comemora no Congresso Nacional o Dia Internacional da Mulher. Rosane Ferreira ressaltou no diálogo com as demais deputadas que a enfermagem é composta por 90% de mulheres. Elas precisam da redução da carga horária para cumprir com suas obrigações familiares, de estudo e até políticas.
“Temos que tomar muito cuidado e aos poucos garantir a viabilidade política, para que vejamos a matéria aprovada. Cada profissional de enfermagem deve pedir apoio de seus deputados. Na Câmara, 50% nunca ouviu falar de 30 horas semanais e por isso o engajamento popular é fundamental. Eu assumi um compromisso com a Enfermagem e agora estou lutando para garantir essa conquista”, afirma Rosane Ferreira.
Texto: Gerson Scheid
Foto: Rodolfo Stuckert