Globo News debate formação dos profissionais de enfermagem

O jornal ‘Edição das 10’, da rede de tevê Globo News, debateu ontem, dia 8, os erros dos profissionais de enfermagem e discutiu a formação e a fiscalização desses profissionais da área de saúde.

Sob o comando dos jornalistas Raquel Novaes e Luciano Cabral, o programa conversou com o presidente do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Manoel Carlos Neri da Silva sobre como evitar que erros considerados banais provoquem tragédias.

No programa também foi apresentado um estudo da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP) que detectou erros em 30% dos casos analisados.

Manoel Carlos esclareceu que os erros registrados de profissionais da enfermagem nos últimos dias retratam a falta de políticas públicas e a sobrecarga na jornada de trabalho dos profissionais. De acordo com Neri, esses erros não são uma regra na enfermagem brasileira, mas uma exceção.

Outro problema detectado pelo Cofen é a proliferação de cursos técnicos e superiores de enfermagem sem as condições mínimas para funcionamento. Neri explicou ainda que o sistema Cofen-Corens, que inclui o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) tem reforçado o setor de fiscalização, tanto preventivamente quanto punitivamente, para garantir a sociedade uma enfermagem de melhor qualidade.

Clique aqui e assista a entrevista!

Fonte: Cofen