Programa Proficiência disponibiliza vagas para capacitação profissional em fevereiro

Com o apoio do Coren-DF, e dos demais Conselhos Regionais, o Conselho Federal de Enfermagem (COFEN) promove cursos para enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem por meio do Programa Proficiência. As capacitações, ministradas pela Internet e de curta duração, permitem que os alunos estabeleçam seu próprio cronograma de estudos. As primeiras turmas de fevereiro já foram formadas. Mas, novas oportunidades serão disponibilizadas no próximo dia 15.

Para contribuir com o aprendizado e auxiliar os participantes a conciliar o horário de estudo com o trabalho, os conteúdos permanecem disponíveis durante 24 horas, todos os dias da semana. Por isso, os alunos têm o prazo de até 45 dias para concluir o curso. Os participantes contam ainda com o acompanhamento de monitores e de tutores preparados para apoiá-los e esclarecer as dúvidas necessárias.

Uma das características mais interessantes do programa é não haver limitação quanto ao número de treinamentos que cada profissional pode participar. Porém, é possível se inscrever em uma única capacitação por vez.

Entre os temas dos primeiros cursos de fevereiro estão “Ações de Enfermagem na prevenção e controle das infecções hospitalares: aspectos fundamentais”, “Alterações e Intervenções Associadas ao Envelhecimento”, “Atenção à Saúde da Mulher: bases para o cuidado de Enfermagem” e “Cuidando da mulher no ciclo reprodutivo: bases para o cuidado de Enfermagem”.

Outras opções são “Distúrbios Emocionais e Comportamentais do Cliente na Clínica”, “O manejo da dor na criança: um cuidado de Enfermagem”, “Os agravantes e o recrudescimento das doenças (re)emergenciais no Brasil” e “Quimioterapia: atualizando o saber e o fazer do enfermeiro”.

Inscrições – Vale ressaltar que, mensalmente, nos dias 1º e 15, as inscrições são abertas para os profissionais da categoria. Para participar, basta estar regularmente inscrito no respectivo Coren. As inscrições podem ser feitas pela Internet, no site do Programa Proficiência. A página pode ser acessada por meio do site do Cofen e também do Coren-DF, no campo convênios.

Certificados – Após as avaliações, os alunos que obtiverem a nota final igual ou superior a 7,0 receberão o Certificado de Conclusão do Curso, emitido pelo COFEN. Os certificados serão enviados para o endereço residencial de cada participante.