O que procura?

Encontre serviços e informações

Livro aborda universo de lutas e desafios da enfermagem brasileira

Um romance sobre o universo da enfermagem brasileira, onde existem lutas, desafios e situações complexas que exigem dos profissionais o perfil criativo. Assim pode ser resumido “Miriã, uma Enfermeira Bambambã”, uma obra de ficção, sob a autoria da enfermeira Onã Silva.

O livro destina-se tanto a profissionais de enfermagem quanto de outras áreas, pois a obra transcende o universo da profissão e a relaciona com várias áreas, como a artístico-cultural. Além disso, ressalta a história da enfermagem e apresenta a importância de instituições de classe no desenvolvimento profissional.

 
 
{pgslideshow id=215|width=400|height=284|delay=3000|image=L}

“O novo paradigma da profissão apregoa mudanças visando o reconhecimento social. Considerando tal asserção, a Enfermagem carece fundamentar-se na criatividade para desenvolvimento integral dos pares e ser reconhecida na sociedade em geral. Sem dúvida, projetos relacionados à literatura são estratégias nesta direção”, defende a autora.

Onã Silva, que esteve no Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) para divulgar seu trabalho, explica que trata-se de uma história de ficção, porém são verídicos os enfoques sobre a enfermagem moderna e suas precursoras, as Entidades de Classe, os Decretos e as Leis citadas no romance.

“O cenário escolhido para narrar esta história é o Estado de Goiás, haja visto o número reduzido de romances sobre o Centro-Oeste e as suas belezas, tradições e patrimônio cultural, literário, gastronômico e ambiental”, comenta.

A enfermeira ressalta ainda que o romance foi pré-selecionado no Prêmio SESC de Literatura 2009 – inscrito com o título de À Sombra dos Flamboyants – dentre mais de 600 obras participantes.

A obra está estruturada em oito capítulos. O Apêndice Bambambã, o Capítulo Final – Interativo, de forma criativa e inovadora, propõe ao leitor interagir e participar da história. O objetivo é divulgar a enfermagem e formar uma rede de incentivo à leitura e à produção literária.

A autora – Onã Silva nasceu em Posse (GO), e atualmente reside no Distrito Federal. Com formação superior em Enfermagem e Artes Cênicas, é Pós-graduada em Saúde Pública e possui Mestrado em Educação. Atua como enfermeira na Secretaria de Saúde do DF, docente universitária da ESCS/Fepecs e arte-educadora. Ministra oficinas/ palestras sobre criatividade, teatro, dinâmicas e atividades lúdicas.

Publicou livros, como … Mas a alegria vem pela manhã; O Sol da Justiça; A Quadradinha de Gude. Partícipe das antologias: Outros Poemas; Brasília: Vida em Poesia; Cronistas, contistas e poetas contemporâneos – Série Safira. Tem artigos publicados na Revista Brasileira de Enfermagem, Revista Universa, Revista Linhas Críticas. Está biografada em livros, Dicionários e Catálogo de Escritores Brasilienses.