Com o tema “Enfermagem sem fronteiras”, Encontro de Enfermagem do Distrito Federal abordou em sua programação temas pertinentes ao contexto vivido pelos profissionais, tratando não apenas de aspectos técnico-científicos, mas também procurando propiciar o despertar de uma consciência e reflexão política por parte da categoria.
Estratégia de implantação da SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem) foi um dos temas discutidos, e contou com explanação de Dra. Fátima Sampaio, presidente do Coren-PI. “A SAE é um instrumento que permite identificar as necessidades do cuidado de enfermagem do cliente e selecionar as melhores intervenções para atendê-lo”, explicou, apontando entre as vantagens da SAE, disposta na Resolução Cofen 258/2009, a legalização, a autonomia e a valorização do exercício profissional.
{pgslideshow id=193|width=400|height=300|delay=3000|image=L} |
A programação contou ainda com a palestra “Redescobrindo valores”, apresentada por Dr. Sérgio Luz, assessor em desenvolvimento do Coren-SP, que, através de dinâmicas e momentos de grande interação, proporcionou reflexão sobre o exercício da profissão. Abordou, entre muitos aspectos, a relação enfermeiro-paciente: “Hoje não podemos mais pensar em tratar o paciente como eu gostaria de ser tratado, mas sim em trata-lo como ele deseja”, pontuou.
Os participantes do encontro também tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre os projetos de interesse da enfermagem, tema explanado por Dr. Ivo Borges, da OAB/MT. Detalhou , portanto, projetos como 30 horas semanais (PL 2295/00), Piso salarial (PL 4924/09), Anuidades (PL 6463/09) e Ato Médico (PL 7703/2006).
Para encerrar a programação, Dra. Iara de Moraes Xavier, enfermeira graduada pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, mestre pela mesma universidade e doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública da Fiocruz, que falou sobre Ética nas Relações Humanas. Segundo ela, uma postura ética na prática profissional é pautada no respeito, compromisso e conhecimento. Ao tratar sobre a ética no exercício da enfermagem, enfatizou que esta “é construída com o cliente numa relação de confiança. E para construir uma relação de confiança eu tenho que abrir mão dos meus preconceitos”.
De acordo com Dra. Marilene Teixeira, da coordenação do encontro, todas as abordagens foram muito proveitosas e contribuiram para fortalecer o conhecimento de enfermeiros, técnicos, auxiliares e estudantes de enfermagem que compareceram ao evento. “As abordagens foram muito ricas e as abordagem bastante satisfatórias, isso sem falar na oportunidade que todos tiveram para trocar experiência e fortalecer nossa categoria”, avaliou.