Atento à necessidade de qualificação do ensino e da assistência na saúde, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) assinou Termo de Cooperação com o Ministério da Educação (MEC) que lhe permite parecer sobre Avaliação, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento dos Cursos de Graduaçao em Enfermagem. Dessa forma, o Cofen já está opinando oficialmente sobre tais cursos em todo o Brasil.
“É necessário, avançar e criar articulações para impedir a abertura indiscriminada de novos cursos que não garantam a qualidade na formação do enfermeiro”, afirma o presidente do Cofen, Dr. Manoel Carlos Neri da Silva.
Para viabilizar a cooperação, foi criada uma comissão do Cofen junto ao Ministério da Educação, instrumento definido pela Secretaria de Educação Superior (SESu/ MEC) usado para avaliar a qualidade dos cursos pelos Conselhos Profissionais.
De acordo com a coordenadora da comissão, Dra. Dorisdaia Carvalho de Humerez, “o termo assinado entre o MEC e o Cofen será a possibilidade de observar as dimensões: pertinência, relevância e inovação dos cursos”, avalia.
Neri acredita que os avaliadores de Cursos de Graduação em Enfermagem junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais/ Diretoria de Estatísticas e Avaliação da Educação Superior (INEP/ DAES) , responsáveis pelas avaliações in loco da Educação Superior no Brasil têm a responsabilidade de atender aos interesses da categoria, sendo altamente rigorosos nas avaliações.
“O Cofen, junto com os enfermeiros e os avaliadores do INEP, representarão uma etapa que possa garantir a preocupação com a qualidade no ensino da Enfermagem, uma das bandeiras do Conselho Federal de Enfermagem”, acrescenta o presidente.
Fonte: Cofen