Secretaria de Estado de Saúde do DF apóia projeto Anjos da Enfermagem

Um dos maiores projetos de responsabilidade social da enfermagem brasileira, que desenvolve ações voltadas para a educação de crianças através do lúdico, agora conta com o apoio da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES/DF). O apoio foi confirmado durante reunião do Coren-DF, representado pela presidente, Dra. Eloiza Sales Correia, e pela coordenadora da Fiscalização, Dra. Marilene Teixeira, com a secretária de Saúde, Dra. Fabíola Nunes.

{pgslideshow id=183|width=400|height=300|delay=3000|image=L}

Na oportunidade, o projeto Anjos da Enfermagem foi apresentado à secretária, que elogiou a iniciativa e sugeriu ainda que sua atuação seja estendida às ações de atenção básica à saúde: na prevenção de hipertensão e de diabetes. Assim, através da parceria da SES, e também da aprovação por parte dos diretores dos hospitais, fica garantida a implantação dos Anjos no Hospital Regional da Asa Sul, no Hospital Regional de Planaltina e no Hospital de Apoio.

Ainda na ocasião, Dra. Fabíola Nunes ressaltou a importância dos profissionais da enfermagem para o bom desenvolvimento de todas as políticas de saúde, uma vez que são parte fundamental dentro das equipes multiprofissionais. Uma prova desse reconhecimento e da valorização destinada à categoria foi a nomeação de vários enfermeiros para gerenciar centros de saúde do Distrito Federal.

Para Dra. Eloiza Sales Correia, o apoio da Secretaria de Saúde, além de ser fundamental para os bons resultados dos Anjos da Enfermagem, é muito importante também para a ampliação do projeto futuramente, o que favorecerá a humanização da assistência e a melhoria da qualidade de vida de milhares de crianças do Distrito Federal.

Anjos da Enfermagem – Apoiado desde 2008 pelo Conselho Federal de Enfermagem, o Programa Anjos da Enfermagem é considerado o maior projeto de responsabilidade social da área. Tem como objetivo trabalhar a educação em saúde, garantindo a milhares de crianças com câncer o direito de brincar, mesmo em situações adversas, como no ambiente hospitalar.

São finalidades do projeto o apoio à criança com câncer e seus familiares, visando a melhoria de sua qualidade de vida; a promoção da humanização no serviço de saúde, visando a melhoria das condições e qualidade de vida no trabalho e atendimento aos usuários; a produção e a divulgação do conhecimento no âmbito do câncer infantil, da utilização da cultura lúdica no apoio à criança com câncer e na humanização dos serviços de saúde.