O Hospital Regional da Asa Sul (HRAS) dedicou todo o dia de ontem (14) para comemorações acerca da Semana de Enfermagem, realizada de 12 a 20 de maio em todo o Brasil. A solenidade de abertura da 15ª edição do evento no hospital foi prestigiada muitos profissionais da área e por membros das entidades representativas da categoria, como Dra. Eunice Oliveira, diretora de Atenção à Saúde do HRAS, na oportunidade representando o diretor do hospital; Dr. Jorge Henrique, gerente de enfermagem do HRAS; Dra. Eloiza Sales Correia, presidente do Coren-DF; Dra. Solange da Silva, da ABEn-DF; e Dra. Fátima Lemos, do Sindicato dos Enfermeiros do DF.
{pgslideshow id=123|width=400|height=300|delay=3000|image=L} |
Para o gerente de enfermagem do HRAS, a Semana é uma oportunidade que os profissionais têm para elevar o conceito da enfermagem do hospital e do Distrito Federal. Nesse sentido, desejou a todos que procurem exercer a profissão com qualidade, “através do conhecimento, da prática e da reflexão”.
Dra. Eloiza e Dra. Fátima falaram sobre a valorização da categoria, como forma de fortalecer ainda mais a enfermagem. “Já conquistamos muitos avanços na valorização da enfermagem e vamos avançar ainda mais”, garantiu a presidente do sindicato. Segundo a presidente do Coren, é com este objetivo que o Conselho vem desenvolvendo seu trabalho. “Sabemos da necessidade de a categoria sentir-se valorizada, e é com este fim que planejamos nossas ações e campanhas. Além disso, estamos colocando o Coren cada vez mais próximo do profissional, abrindo nossas portas e investindo na qualificação dos profissionais”, declarou. Para Dra. Solange, o momento também é oportuno para se cobrar de autoridades ligadas à saúde as melhorias necessárias para que a enfermagem continue, juntamente às outras profissões da área, garantindo uma assistência de qualidade. “A saúde tem a cara da enfermagem, por isso precisamos cobrar de quem pode e de quem precisa fazer mais pela nossa profissão”, ressaltou.
Ao relembrar o tema da Semana – O poder do cuidado -, Dra. Eunice afirmou: “o poder do cuidado está em amar o que faz, conhecer o que se faz e se reciclar sempre”. Para ela, os profissionais devem rever conceitos constantemente, a fim de se desenvolverem e garantir a boa prestação dos serviços.
Palestras – A programação teve continuidade com a palestra Higienização das Mãos, proferida pela enfermeira Fabiana Matos, do Núcleo de Controle de Infecção Hospitalar do HRAS. A profissional, para falar sobre a importância da limpeza das mãos na área de assistência fez menção à Florence Nightingale, uma pioneira no desenvolvimento de diretrizes hoje aplicadas na enfermagem moderna. Ao apontar dados de pesquisas, Fabiana mostrou aos presentes o quanto a higienização correta das mãos diminuiu nos índices de infecção dentro de uma unidade hospitalar.
Em seguida, Maria da Graça Camargo, da Secretaria de Estado de Saúde do DF/ Escola Superior de Ciências da Saúde (SES/ESCS) e enfermeira do Programa Violeta, ministrou palestra sobre “O poder do cuidado”. Na oportunidade, pontuou sobre a necessidade de o enfermeiro “introjetar no seu eu” esse poder e entender o cuidado como a aplicação intelectual na atenção que se destina ao paciente. Este, segundo ela, deve ser encarado como um ser integral. Portanto, para tratá-lo, o profissional precisa “conhecer o todo, mesmo a parte que não cabe a minha responsabilidade”, afirmou Dra. Graça, ao ressaltar a importância do conhecimento intelectual. “Quem tem conhecimento tem poder”, afirmou.