O que procura?

Encontre serviços e informações

Solenidade marca abertura do IV Encontro de Enfermeiros Responsáveis Técnicos do Distrito Federal

Foi realizada na manhã de ontem (29), no auditório do BSGI, a abertura do IV Encontro de Enfermeiros Responsáveis Técnicos do Distrito Federal. Numa iniciativa do Conselho Regional de Enfermagem do DF, o evento contou com a participação de cerca de 400 profissionais, além de autoridades e de convidados.

Para dar boas-vindas aos participantes, a presidente do Coren-DF, Dra. Eloiza Sales discursou sobre a importância do encontro, que teve como objetivo propor a discussão de temas relevantes para a categoria e proporcionar uma maior integração desta junto a autarquia. “Esse encontro foi programado e planejado com o intuito de valorizar e estreitar os laços entre os líderes da comunidade de enfermagem brasiliense e o Coren-DF. Acreditamos que o respeito mútuo entre os líderes e o seu conselho de classe são de fundamental importância para o crescimento da profissão”, declarou a presidente.

 
 {pgslideshow id=99|width=400|height=268|delay=3000|image=L}

A solenidade foi prestigiada por representantes da enfermagem brasiliense, do Conselho Federal de Enfermagem e dos demais Conselhos Regionais, tais como: Dr. Ivo Borges, assessor legislativo do Cofen, na oportunidade representando o presidente Dr. Manoel Carlos Néri da Silva; Dra. Cleide Mazuella, vice-presidente do Coren-SP; Dra. Sílvia Hinterholz e Dra. Iseld Buchrier, do Coren-RS; Dr. Gilvan Brolini, do Coren-RR; deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO); deputado distrital Erika Kokay (PT-DF); Dr. Wellington Antônio da Silva, diretor de Enfermagem da Secretaria de Atenção à Saúde/SES; e Dr. Jair Gomes, da Associação Brasileira de Enfermagem (ABEn-DF e nacional).

Como um dos defensores dos direitos da categoria na Câmara dos Deputados, o deputado federal Mauro Nazif parabenizou a autarquia pela iniciativa e discorreu sobre os principais projetos de interesse da enfermagem que tramitam na Casa: as 30 horas semanais, o piso salarial e a aposentadoria especial aos trabalhadores da saúde. “Ressalto aqui o esforço do Coren-DF, na pessoa da presidente Eloiza, em prol do PL 2295, que institui a jornada de 30 horas para a categoria. Parabéns a todos vocês”, elogiou o parlamentar, explicando ainda que o projeto já está na mesa da Presidência da Câmara aguardando apreciação do plenário, mas a existência de medidas provisórias trancam a pauta das demais votações.

Já a deputada distrital Erika Kokay ressaltou o “caráter heroico” de enfermeiros diante das dificuldades pelas quais a saúde do DF vem passando. “É preciso dar mais atenção a esses profissionais que são cuidadores, mas que não estão sendo cuidados. Precisamos valorizar todas e todos os enfermeiros, dando melhores condições de trabalho, sem sobrecarregá-los. A saúde no DF só não está pior por causa do amor e compromisso que essas pessoas têm pela sua profissão”, disse a deputada, em uma demonstração de reconhecimento pela categoria.

A luta dos profissionais da enfermagem por melhores condições de trabalho também foi ponto destacado pelo assessor legislativo do Cofen, Dr. Ivo Borges, que agradeceu o empenho dos profissionais do DF, que, mesmo já dispondo de um jornada reduzida, sempre apoiam e participam das mobilizações em prol das 30 horas.

Além disso, ao enfatizar o papel do Cofen no sentido de valorizar a categoria, Dr. Ivo Borges garantiu que a modernização administrativa do Sistema Cofen/ Conselhos Regionais, que proporciona, entre outros benefícios, investimentos direcionados à qualificação profissional, é uma das prioridades da atual gestão. Fato comprovado diante da realização de eventos como o IV Encontro de RTs. “Quando vocês conhecem e detêm o exercício profissional correto, ninguém vai questionar as prerrogativas da atividade que vocês exercem”, finalizou o representante do Cofen.