Além dos profissionais da enfermagem que oferecem grande dedicação ao seu trabalho, são muitas as pessoas que, mesmo sem pertencer diretamente à categoria, contribuem para o seu desenvolvimento e para a sua valorização diante da sociedade. Ciente disso, o Coren-DF reservou momentos especiais para homenageá-las durante o IV Encontro de Enfermeiros Responsáveis Técnicos do Distrito Federal, ocorrido ontem (29).
{pgslideshow id=100|width=400|height=268|delay=3000|image=L} |
Mereceu então a homenagem da autarquia, o presidente do Conselho Federal de Enfermagem , Dr. Manoel Carlos Néri da Silva (representado na oportunidade pelo assessor legislativo do Cofen, Dr. Ivo Borges), em virtude do fortalecimento que, através de sua gestão, vem proporcionando para a categoria. Diante do trabalho realizado ao longo desses anos em prol da Enfermagem e da luta na defesa dos direitos da categoria, os deputados federais Dr. Jofran Frejat e Dr. Mauro Nazif também foram contemplados. Além destes, recebeu a honraria a professora Maria Aurineide da Silva Nogueira, a primeira enfermeira contratada como professora para o quadro efetivos de docentes da Universidade de Brasília (UnB), portanto, uma pioneira no ensino de graduação da Enfermagem brasiliense.
Ao agradecer a homenagem, o deputado federal Jofran Frejat elogiou a iniciativa do Coren-DF de reunir-se com profissionais para discutir o aprimoramento da enfermagem e parabenizou enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem pelo trabalho que desempenham no Distrito Federal. “Mesmo com as dificuldades na saúde pública do DF, vocês sempre se mostraram ativos no trabalho”, reconheceu o parlamentar.
Outro homenageado durante o evento, o desembargador Nívio Geraldo Gonçalves, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, afirmou ser esta uma homenagem que o “alegra o coração e a alma” e relembrou a reivindicação levada ao TJDFT pelo Coren-DF para a contratação de enfermeiros aprovados no concurso público da instituição. “Hoje o Tribunal de Justiça do DF não conta somente com técnicos de enfermagem, mas também com enfermeiros graças à Dra. Eloiza, que nos apresentou decreto que provou a necessidade da contratação. Portanto, ela que levou o amor ao tribunal”, declarou o desembargador, numa menção ao cuidado e ao amor que a categoria empreende na saúde.
Em nome da comissão organizadora, a presidente do Coren-DF, Dra. Eloiza Sales Correia foi surpreendida com uma homenagem, em agradecimento ao trabalho que desempenha à frente da autarquia, com foco na valorização e no fortalecimento da Enfermagem.