Conselho Federal de Enfermagem promove I Seminário de Tomada de Contas

“Minha experiência como membro da CTC (Comissão de Tomadas de Contas), cargo que ocupei antes de assumir a presidência do COFEN, comprova que é preciso que os gestores do sistema fortaleçam o setor e trabalhem de forma integrada”, com estas palavras Manoel Carlos Neri da Silva deu as boas vindas aos participantes do 1º Seminário Nacional de Tomadas de Contas promovido pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen).

O presidente do Cofen relatou que ao assumir a CTC deparou-se com fatos inusitados, especialmente na gestão financeira, ao encontrar um setor totalmente desprestigiado e com funções secundárias, demonstrando a falta uma cultura de gestão pública que até então existia no sistema.

Segundo Neri, na época os processos tramitavam no âmbito da autarquia sem seguir as rotinas administrativas, pois eram peças meramente formais. “Tudo era feito sem o acompanhamento da CTC. Hoje a realidade é outra: temos a consciência de que as CTCs são parceiras do gestor e órgão de prevenção”, explicou.

{pgslideshow id=97|width=400|height=267|delay=3000|image=L}

Uma Comissão de Tomadas de Contas (CTC), de acordo com Neri, tem que ser proativa e órgão consultivo para que possa alertar o gestor de eventuais ilegalidades administrativas. “Minha experiência na CTC foi produtiva porque, ao assumir a presidência do Cofen, determinei que ela trabalhasse integrada com os órgãos de controle internos e que tenham acesso a todas as informações contidas nos processos para que produzam pareceres eficientes”, garantiu.

Manoel Carlos Neri agradeceu a acolhida do Coren de Goiás em sediar o 1º Seminário de Tomadas de Contas e a contribuição da senhora presidente Maria Salete Silva Pontieri Nascimento.

“O Seminário Nacional das CTCs passa a integrar o calendário de eventos do Conselho Federal de Enfermagem, pois entendemos que é importante investir numa política de capacitação para que cada dia possamos melhorar a gestão do Sistema Cofen/Corens”, concluiu Neri.

1º Seminário Nacional das CTCs

O 1º Seminário Nacional das Comissões de Tomadas de Contas (CTC), iniciou-se hoje (22), encerra-se amanhã (23) na cidade de Goiânia (GO).

O evento visa estimular reflexões que resultem no aprimoramento das atividades e na melhoria da qualidade das ações desenvolvidas, visto que a CTC é um órgão consultivo e fiscal que tem por finalidade zelar pela probidade administrativa e financeira da autarquia.

Dr. Manoel Carlos Neri da Silva, presidente do Cofen, classifica o evento de suma importância por ser um instrumento de articulação das ações e estratégias de mudança na forma de organização e no conteúdo das práticas. Segundo ele, o Cofen tem investido na qualificação por ser uma das formas para que o sistema possa melhorar suas atividades.

“O atual plenário do Cofen tem compromisso com a transparência das ações desenvolvidas no âmbito do sistema e tem apoiado os eventos que qualifica seus quadros. Hoje as rotinas administrativas internas seguem as normas legais estatuídas na administração pública, algo que não ocorria no passado”, observou Neri.

Fonte: Portal Cofen