Ciclo de reuniões com RTs fortalece categoria da Enfermagem

Foram cinco dias de reuniões, com o objetivo de discutir os rumos da categoria, abordar temas relevantes à profissão e integrar os profissionais ao Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal. Assim ocorreram os momentos que reuniram, no auditório do Coren-DF, enfermeiros Responsáveis Técnicos de instituições públicas, federais e militares de saúde, além de hospitais, clínicas privadas, centros de saúde, escolas, faculdades, PSF e cooperativas.

As atividades, que antecederam o IV Encontro de Responsáveis Técnicos do DF, a realizar-se no dia 29 de abril, foram conduzidas pela presidente do Conselho, Dra. Eloiza Sales Correia, juntamente com a Coordenação de Fiscalização, formada pela assessora Dra. Marilene Teixeira e pelas enfermeiras fiscais, Dra. Adriana Fortaleza, Dra. Daniela Bonacasata, Dra. Gabriela Brasil, Dra. Lorenna Gonzaga e Dra. Mariana Secundo.

Na oportunidade, os presentes assistiram a explanações e tiraram dúvidas sobre a Decisão Coren-DF nº 144/2009, que dispõe sobre as atribuições e condutas dos RTs; e Resolução ANVISA nº 07/2010, que discorre sobre as condições mínimas de funcionamento das Unidades de Terapia Intensiva. “O Coren existe não só para fiscalizar o exercício da profissão, como também para defender os profissionais e prezar pela saúde da sociedade. Por isso é imprescindível que cada um conheça as responsabilidades e as atribuições de sua função”, ressaltou a presidente.

{pgslideshow id=95|width=500|height=250|delay=3000|image=L}

Durante as reuniões, estes também tomaram conhecimento do calendário do Coren Personalizado, da Semana da Enfermagem, da inauguração do Museu Anna Nery, marcada para o dia 20 de maio, e de demais eventos importantes para a área. Foram ainda sensibilizados sobre a importância dos Projetos de Lei 2295/2000 e 4924/2009 – instituem, respectivamente, a jornada de 30 horas para a enfermagem e o piso salarial da categoria -; conheceram as ações da Fiscalização do ano de 2009 e os detalhes do Refis, programa de parcelamento de dívidas de anuidades.

Assim, ao longo desses cinco dias, o Coren-DF tanto interagiu com 187 profissionais que se fizeram presentes, quanto demonstrou o esforço da atual gestão em investir na qualidade da assistência da enfermagem à população. A iniciativa, portanto, contou com o reconhecimento dos participantes, como das enfermeiras Marisa Carvalho e Márcia Manggini, responsáveis técnicas do Hospital das Forças Armadas (HFA) e da Fundação Universitária de Cardiologia. Ambas foram unânimes ao destacar as mudanças empreendidas pela atual gestão, que vem transformando a autarquia em uma verdadeira parceira da categoria.

A atuação da Fiscalização também foi ressaltada pelos profissionais. “É importante para o gestor de serviço, nas nossas atividades diárias, o acompanhamento da Fiscalização. E essa parceria nós estamos tendo aqui no Coren-DF”, declarou a enfermeira Maria do Rosário, RT do Prontonorte.

Já a diretora Célia Regina, da Escola Vila das Crianças, enviou e-mail parabenizando: “Pude, pessoalmente, registra a eficiência e maestria com que V.Sª conduziu os trabalhos, o que me leva a expressar votos de parabéns, extensivos a seus pares”.