Deputado Eduardo Valverde defende a jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem

O coordenador da Bancada de Rondônia, deputado Eduardo Valverde (PT), voltou a cobrar na última quarta-feira (7), do presidente da Câmara, Michel Temer, a inclusão na pauta de votação do Plenário, o Projeto de Lei (PL 2295/00), que estabelece em 30 horas a jornada de trabalho dos profissionais de enfermagem.

Para Valverde, defensor da redução da jornada de trabalho, a matéria é fundamental, principalmente, para fazer justiça a uma categoria que dá sustentação ao funcionamento de toda a rede de assistência à saúde do País.

A jornada de trabalho de 30 horas para os trabalhadores da enfermagem já existe em alguns estados e municípios por iniciativas próprias. Em Natal, por exemplo, a Câmara Municipal acabou de aprovar um projeto nesse sentido. As categorias da enfermagem querem apenas que a lei seja estendida para todos os trabalhadores do setor no país.

{pgslideshow id=89|width=400|height=252|delay=3000|image=L}

De acordo com Valverde, o Brasil possui uma das maiores jornadas de trabalho, e sua redução abre caminho para um trabalho de qualidade. Valverde acredita que uma menor carga horária pode gerar novos empregos, o que seria importante para o crescimento do País.“ Reduzir a jornada de trabalho será uma conquista dos direitos sociais dos trabalhadores e das trabalhadoras, além de qualidade de vida, e melhores condições condições de trabalho”, frisou, Valverde.

Quem também corrobora da opinião do parlamentar petista, é o diretor do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), Clemente Ganslúcio. O diretor afirma, baseado em pesquisas feitas pelo departamento, que a limitação da jornada de trabalho da enfermagem beneficiará cerca de 546 mil trabalhadores, além de impactar na geração de empregos, com a criação de 176.165 novos postos de saúde.

Mobilização – No dia 13 de abril, às 10 horas, a Câmara dos Deputados será tomada por trabalhadores da enfermagem de todo o país. Eles cobram a imediata votação do projeto de lei que estabelece em 30 horas a jornada de trabalho da categoria (PL 2295). À matéria, que tramita há 10 anos na Casa, falta apenas a apreciação no Plenário.

O presidente do Conselho Federal de Enfermagem, Manoel Carlos Neri da Silva, disse que é necessário uma grande mobilização para que os parlamentares, sobretudo os líderes dos partidos, junto com o presidente da Câmara, Michel Temer (PMDB/SP), escolham quais matérias entrarão na pauta de votação, incluam o PL 2295.

Fonte: Portal Cofen