O que procura?

Encontre serviços e informações

Cofen discute sobre as 30 horas com Ministro

Em audiência com o ministro de Relações Institucionais, na ocasião representado pelo Secretário Executivo do Ministério, Sr. Luiz Azevedo, representantes do Cofen, Coren-SC, Coren-GO, ABEn e CNTS, além dos deputados Décio Lima (PT-SC) e Beto Albuquerque (PSB-RS), puderam apresentar todos os aspectos positivos do Projeto de Lei 2295/2000, que estabelece a jornada de 30 horas semanais para profissionais de enfermagem.

“Estamos aqui com o intuito de convencer o governo de que este projeto não representa o impacto financeiro que tem sido divulgado”, disse o deputado Décio Lima, dando início à audiência. “Nos cofres públicos, o impacto deste projeto é quase zero”, completou o deputado Beto Albuquerque.

 
 {pgslideshow id=86|width=400|height=266|delay=3000|image=L}

O conselheiro do Cofen Dr. Antônio Marcos Freire Gomes lembrou que a audiência tinha como único objetivo pedir apoio ao governo. “O governo nunca se manifestou a respeito do PL. Não temos nenhum documento, nada que nos mostre a opinião de vocês. E é por meio deste ministério que queremos que o governo entenda a importância deste projeto”, argumentou o conselheiro.

A vice-presidente do Cofen, Dra. Julita Correia Feitosa, e a conselheira Dra. Ivete Santos Barreto fizeram questão de deixar claro que não se trata de uma simples redução de jornada. Segundo elas, o adoecimento mental dos profissionais tem se agravado pelo exaustivo contato com a dor e o sofrimento dos pacientes. “Os profissionais estão sobrecarregados, com um número de pacientes maior que sua capacidade de trabalho”, afirmou Dra. Julita.

Depois de ouvir a opinião de cada presente, o representante do ministro Alexandre Padilha sugeriu que a pauta seja levada ao governo por intermédio dele e que, logo após, um novo encontro seja realizado. “Estou convencido de que se projeto for para a pauta, ele será aprovado. O que me comprometo com vocês é que vou encaminhar todos os documentos para a análise imediata do nosso advogado e na segunda-feira (05) vou pautar o assunto na Casa Civil”, garantiu. “O governo vai se esforçar para encontrar uma saída para este projeto”, finalizou.

Os representantes de cada órgão aguardam, agora, um contato do Ministro, a fim de que uma nova reunião seja agendada, o que deve acontecer na próxima semana. A partir de então, será conhecido o posicionamento do governo.

É importante lembrar que as manifestações na Câmara dos Deputados continuam, todas as terças e quartas e, no dia 13, será realizada a maior manifestação dos profissionais de enfermagem em prol das 30 horas.

 

 

Fonte: Portal Cofen