Em evento político, realizado na cidade de São José (SC) no último dia 20 de março, o conselheiro federal Gelson Albuquerque e a enfermeira deputada Ana Paula Lima (PT/SC) conversaram com o Ministro das Relações Institucionais, Dr. Alexandre Padilha.
Solicitaram audiência para tratar do Projeto de Lei 2295/00, que trata de regulamentar a jornada de trabalho da Enfermagem em 30 horas semanais e se encontra pronto para ser votado pelo Plenário da Câmara dos Deputados. Na oportunidade, o ministro ficou de agendar uma reunião para o dia 24 do corrente mês, por intermédio de sua assessoria. Informou ainda que havia resistências internas à votação do referido PL.
{pgslideshow id=82|width=400|height=300|delay=3000|image=L} |
A deputada Ana Paula Lima declarou que “a Enfermagem quer abrir o diálogo com o governo Lula para mostrar a importância de aprovação do referido projeto”. O conselheiro Gelson Albuquerque afirmou que “é necessário boa vontade por parte da bancada governista e do próprio governo, para que o projeto siga à votação e seja aprovado. O impacto financeiro, que tem sido alardeado por alguns interlocutores do governo – e que até o momento não foi disponibilizado – não são reais. Queremos mostrar-lhes os estudos que foram construídos por cientistas e que foi referendado por instituições nacionais e que trazem à baila impactos muito menores”.
Finalizando, Gelson Albuquerque afirmou que “a questão não é financeira, pois senão o projeto já deveria ter sido aprovado. Não é uma questão de números. É uma questão política e que diz respeito a 1,6 milhões de trabalhadores de Enfermagem, que hoje trabalham à exaustão em precárias”.
condições de trabalho e com jornadas estafantes. Esperamos que o governo compreenda a grandeza de nossa profissão e apoie o referido projeto”.
*Crédito/foto: Laureci Cordeiro
Fonte: Portal Cofen