O que procura?

Encontre serviços e informações

Ato de mobilização nacional a favor da jornada de 30 horas lota a Câmara dos Deputados

ATO DE MOBILIZAÇÃO NACIONAL A FAVOR DA JORNADA DE 30 HORAS LOTA A CÂMARA DOS DEPUTADOS

Mais de duas mil e quinhentas pessoas lotaram o Auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados, para o Ato de Mobilização Nacional a favor da redução da jornada semanal de 30 horas para os profissionais de Enfermagem.COFEN, CORENs dos 27 estados brasileiros, ABEn, Sindicatos, escolas, universidades e outras entidades ligadas à Enfermagem estavam presentes nessa mobilização que foi considerada, de acordo com os próprios deputados presentes, um dos maiores e mais expressivos movimentos de luta em prol de uma reivindicação de natureza trabalhista na Câmara dos Deputados.

{pgslideshow id=22|width=400|height=300|delay=3000|image=L}

O deputado Mauro Nazif (PSB-RO), articulador da aprovação do PL 2295/2000 e coordenador dessa mobilização, destacou a importância do apoio dos demais parlamentares, bem como da necessidade de cobrança permanente por parte da categoria em defesa de suas causas, mantendo a mobilização nos respectivos estados.

O Presidente da Câmara, deputado Michel Temer (PMDB-SP) enfatizou que se incorpora nessa luta, pois não se justifica a diferença de tratamento entre as categorias que integram a saúde. Temer assinalou que a Enfermagem é uma atividade bastante sacrificada tanto pela carga horária quanto pela natureza da própria atividade.

O Presidente do COFEN, Dr. Manoel Carlos Néri da Silva, disse que nesse momento de crise econômica e financeira mundial parece ousadia fazer uma reivindicação como a da redução da carga horária. “Em momentos de crise é que devemos ousar”, justificou. Manoel Néri agradeceu a participação de todos os CORENs e demais entidades, ressaltando que regulamentação da jornada de trabalho para 30 horas semanais é apenas o primeiro passo de muitas outras conquistas para a Enfermagem brasileira.

O ponto comum entre todos os deputados que manifestaram apoio favorável ao projeto é que se trata de uma justa reivindicação, um direito de uma categoria que hoje representa quase 60% dos trabalhadores na saúde brasileira. Alguns parlamentares destacaram que a Câmara dos Deputados só funciona à base da “pressão”, numa alusão aos atos de mobilização que, segundo eles, deve continuar existindo para a conquista de direitos importantes em todos os segmentos da sociedade.

O COREN-DF esteve representado por sua Presidente, Dra. Eloiza Sales Correia, pela Secretária, Dra. Maria Laudelina de Assis Marques, pelo Tesoureiro, Sr. Edivaldo Paiva Ferreira, além de conselheiros e funcionários do Regional.

O evento contou ainda com a presença de dois deputados federais do Distrito Federal: Jofran Frejat (PR) e Rodrigo Rollemberg (PSB).